Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário * *
Waste Land
(2010) 99 min (Livre)
Ler é fundamental.  Há pessoas que são loucas.  Compram o livro, lêem e jogam fora.  Absurdo.
(Tião, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho)

Tião como Marat
Vik Muniz é o artista plástico brasileiro mais conhecido no exterior.  Sua participação no programa de entrevistas de Jô Soares abre este documentário. Nascido de família pobre, publicitário formado em São Paulo, o artista aproveitou uma oportunidade extraordinária para ir para os EUA, em 1983.  Um de seus primeiros empregos foi num supermercado, onde recolhia os carrinhos deixados no estacionamento e limpava em volta das lixeiras.  Mais tarde emoldurou quadros, virou escultor, fotógrafo e criador de imagens elaboradas a partir de materiais inusitados, como açúcar, chocolate líquido, ketchup, lixo e poeira.  Desde 1988 integra o circuito internacional de arte.

Jardim Gramacho é um bairro de Duque de Caxias.  Neste município do estado do Rio de Janeiro encontra-se o maior aterro sanitário da América Latina, ocupando uma área de 1,3 milhões de m².  O local recebe 70% do lixo da capital e 100% do lixo dos municípios de Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti e Queimados.  

Mais de 3000 catadores aguardam a chegada dos caminhões para selecionar o material reciclável solicitado pelas indústrias.  Entre esses homens e mulheres, que tiram o sustento do que a sociedade rejeitou, Vik Muniz encontrou algumas personalidades cativantes, verdadeiros exemplos de vida. Valter, Isis, Tião, Suelem e Zumbi participaram da criação de obras que foram vendidas em benefício da ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho). Suas realidades e sonhos comovem. Cabe-nos conhecê-los, valorizar seu trabalho e cobrar das autoridades a solução de seus problemas. O aterro está no limite de sua capacidade e tem previsão de ser fechado até o final de 2011.  
Suelem e filhos

'Lixo Extraordinário' foi indicado para o Oscar de Melhor Documentário.  Ganhou os premios da Anistia Internacional, em Berlim, e dos Festivais de Seattle, Sundance e São Paulo.

Diretora: Lucy Walker
Musica: Moby
Som: José Moreau Louzeiro, Aloisio Compasso
Montagem: Pedro Kos
Fotografia: Dudu Miranda
Participação: Vik Muniz, Fábio, Tião, Zumbi, Isis Rodrigues Barros, Valter dos Santos, Suelem
Distribuidora: Paris Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner