Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Caminho da Liberdade

The Way Back *
(2010) 132 min (14 anos)

Russia - Durante a Segunda Guerra Mundial, o oficial polonês Janusz é interrogado pela polícia secreta stalinista. Quando os russos não conseguem forçá-lo a assinar uma confissão, obtêm de sua esposa um depoimento, sob tortura, incriminando Janusz.  O bondoso oficial é condenado a passar 20 anos numa prisão na Sibéria.   Como outros poloneses, Janusz prefere a morte à perda de sua liberdade.  Junto a outros 6 prisioneiros, foge do Gulag soviético em meio à forte nevasca, perigosa mas propícia para encobrir seus rastros.  Assim começa a marcha de 6.437 quilômetros através da floresta coberta de neve e das areias do deserto de Gobi, cruzando os Himalaias até chegar à Índia.

As paisagens são belíssimas.  O filme foi gravado na Bulgária, na Índia e no Marrocos.  Há alguns bons momentos, especialmente aqueles em que a tela é iluminada pelos tristes olhos azuis de Saoirse Ronan.  O tema da persistente e corajosa luta pela liberdade sempre apaixona, mas falta algo surpreendente a essa obra do diretor australiano Peter Weir (O Show de Truman, Sociedade dos Poetas Mortos, Mestre dos Mares).  Ainda assim, prende a atenção até o fim, sem favorecer cochilos.

Curiosidade:
* Saoirse Ronan completou 16 anos no set de filmagem.

* O livro de Slavomir Rawicz vendeu mais de 500.000 cópias.  O escritor dizia ter se inspirado em sua própria experiência de fuga do Gulag siberiano.  Contudo, parece que ele não fugiu, mas foi libertado em 1942. 

Diretor: Peter Weir
Roteiro: Keith R. Clarke, Peter Weir, inspirado no livro de Slavomir Rawicz, "The Long Walk: The True Story of a Trek to Freedom"
Musica: Burkhard Dallwitz
Fotografia: Russell Boyd
Elenco: Jim Sturgess, Ed Harris, Saoirse Ronan, Colin Farrell, Gustaf Skarsgaard, Mark Strong, Dragos Bucur
Distribuidora: California Filmes

5 comentários:

bruno knott disse...

Quero muito ver esse, mesmo com essa ausência de algo surpreendente.

Até agora gosto bastante da carreira do Peter Weir. É um ótimo diretor!

Stella disse...

Pois é, Bruno, Peter Weir fez 'Witness' (Testemunha), um de meus filmes favoritos, além de outros admiráveis. Competência o homem tem. Ele sabe fazer cinema. Ainda assim, falta algo a esse último filme, que deixa de entusiasmar. Depois conta o que você achou.

RodrigoBlockl disse...

Acabei de ver o filme.
Muito dramática a viagem dos caras.
Vale a pena perder mais de 2h assistindo ao filme. Gostei!
Aliás, não achei que faltasse algo, a história é baseada em fato real, então, o filme está bem centrado.

RodrigoBlockl disse...

Acabei de ver o filme. Muito bom, muito sofrido por sinal, não é pra menos, a viagem que os caras fizeram pra fugir.
Vale a pena, o filme não deixa dormir, apesar de bem longo.
É mto bom ver filmes assim, baseados em fatos reais.

Stella disse...

Olá, Rodrigo, obrigada pelos comentários. Adoro filmes baseados em fatos reais, mas há controvérsias quanto à esse fato. Parece que o autor Slavomir Rawicz não empreendeu essa fuga. Talvez o prisioneiro Khabarov seja ele mesmo, aquele que precisava imaginar uma fuga para permanecer vivo. Pouco importa, a beleza do filme está no impulso para a liberdade, que existe em todos nós, no crescimento diante da adversidade, na evidência de que cada um tem sua própria contribuição a dar. São muitos aspectos importantes a serem meditados. Em sua homenagem, acabo de adicionar uma estrela ao filme. Realmente, ele merece.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner