Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 26 de novembro de 2011

Confiar

Trust * *
(2010) 106 min (14 anos)

EUA, Wilmette, Illinois - Annie Cameron está com 14 anos e é linda, educada, estudiosa. Conta com uma boa amiga e se relaciona bem com a família. Os pais, Will e Lynn, criaram um lar agradável para os 3 filhos, dando atenção e carinho a cada um. Terminando o ensino fundamental, Annie é uma das meninas que não têm namorado na escola e isso parece incomodá-la.

Há 2 meses Annie se comunica com Charlie através de um chat para adolescentes. Na sala de conversa da internet, Charlie se apresenta como um aluno de 16 anos da Califórnia. Ele compreende Annie e lhe dá conselhos para conseguir entrar no time de vôlei do colégio. Charlie diz que sua mãe é professora de autistas e o pai trabalha na ESPN. Bom demais para ser verdade, como diz Will, o pai de Annie. 

Will nem desconfia do quanto está certo. Pouco a pouco, o estranho vai ganhando a confiança da adolescente, afirmando que ela é especial e madura para sua idade. Mesmo assustada quando Charlie confessa ser mais velho do que dissera antes, Annie mantem o relacionamento, envia fotos e aceita convite para um encontro. Ela está completamente cega para o perigo que corre com essa atitude.

Confiar é um filme tenso, emocionante e paradoxal. Alguns de meus filhos ficaram com raiva da menina! Já os mais moços e eu nos comovemos com a incapacidade de Annie para compreender a situação, insistindo que vivera um caso de amor, enquanto seus pais sentem que estão vivendo uma história de horror. A ironia é que Will trabalha em campanhas de publicidade que reforçam a sensualidade das jovens modelos.

Chama a atenção na trama a absurda falta de discrição da autoridade policial, que não poupou a adolescente de uma situação embaraçosa no colégio. As consequências foram tão severas quanto o abuso de que Annie foi vítima por parte do pedófilo. É preciso delicadeza e sensibilidade para lidar com esses casos e não aumentar o dano já causado. A descrição do predador sexual é bastante plausível. Charlie se mostra divertido, incentivador, compreensivo, sempre cobrindo a jovem de elogios. Um verdadeiro psicopata, sem a mínima dose de empatia por suas vítimas. O elenco está espetacular, admiravelmente bem conduzido por David Schwimmer, o Ross da série Friends, em sua estréia como diretor de um longa metragem.

Como proteger nossos filhos? Como prepará-los para a vida? A resposta imediata que me veio à cabeça foi a frase: 'Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como serpentes e simples como pombas.' (Mt 10, 16) Informação, franqueza, supervisão atenta. Mas não há garantias, e rezar por eles certamente ajuda. Um dos melhores conselhos que ouvi sobre educação dizia para evitar televisão e computador no quarto dos filhos. Queria ter seguido esta sugestão... Televisão e internet controlados, no mínimo, garantem melhores notas na escola.

Curiosidade:
* David Schwimmer é um diretor ativo do Rape Treatment Centre (Centro de Tratamento do Estupro), em Santa Monica, Califórnia. O Centro é especializado em ajudar as vítimas de abuso sexual. David também fez campanha para banir as chamadas drogas do estupro. (Movie Ramble)

Diretor: David Schwimmer
Roteiro: Andy Bellin e Robert Festinger
Musica: Nathan Larson
Fotografia: Andrzej Sekula
Elenco: Clive Owen, Catherine Keener, Liana Liberato, Viola Davis, Jason Clarke, Chris Henry CoffeyZoe Levin, Zanny Laird, Spencer Curnutt, Aislinn DeButch, Inga Wilson
Distribuidora: Swen Filmes

2 comentários:

Rodrigo Almeida disse...

Muito bom seu blog legal ver que mas pessoas curtem o cinema com dedicação nos blogueiros de filmes precisamos nos unir da uma passada no meu blog

http://cineelokuva.blogspot.com/
Os Melhores Top Fives do Cinema

Stella disse...

Pastor Rodrigo, obrigada pela visita, vou retribuí-la. Gosto muito de sua cidade; fiquei tão bem impressionada com Rio das Ostras que me hospedei por lá em vez de ficar só em Búzios.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner