Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ramona e Beezus

Ramona and Beezus *
(2010) 103 min (Livre)
capas aventura
EUA - Filmes que nascem de livros costumam ser interessantes. Nunca tive oportunidade de ler nada escrito por Beverly Cleary (12/4/1916), mas a simpática senhora parece ser muito conhecida por três gerações de alunos americanos. Inspirada nas peripécias dos colegas de infância e na observação do mundo, Beverly criou personagens vivos, com quem as crianças podem se identificar. Ela conta com simplicidade e humor não apenas o que fazem, mas o que sentem. Quando surgiu a notícia de que esse filme seria produzido, muitas meninas se interessaram em viver o papel de Ramona, uma guria de 9 anos cheia de imaginação e talento para arranjar encrenca.

A família Quimby é composta dos pais Robert e Dorothy e mais três filhas: Beezus, Ramona e Roberta. Eles moram numa casa pequena, onde as duas mais velhas dividem o quarto e ajudam a cuidar da bebezinha Roberta. Rapidamente vê-se que é uma família feliz, com as dificuldades normais das famílias felizes. Já dizia Tolstoy: "Todas as famílias felizes se parecem; as infelizes o são cada uma a sua maneira." Um dia Robert perde o emprego e os Quimby acham mais difícil aceitar com calma as travessuras da filha do meio. A professora da turma, Mrs. Meacham, não deixa passar nada e Ramona teme o dia da entrega do boletim. É impossível ser tão perfeita quanto a irmã mais velha, que é bonita, popular e tem boas notas! Ainda bem que a tia Bea sabe ouvir e compreende tudo.

Ramona e Beezus é um filme bem-humorado sobre uma menina que ama sua família e faz o que pode para ajudá-la, ainda que sejam esforços desastrados. A história mostra que não importa quais os aborrecimentos ou tristezas, quando existe amor nos relacionamentos é possível crescer, em vez de afundar com as dificuldades.

Curiosidades:
* Beezus é o apelido de Beatrice, filha mais velha dos Quimby. Quando Ramona era pequenina, não conseguia pronunciar Beatrice e chamava a irmã de Beezus. Para desespero da mais velha, o apelido colou.

Beverly Cleary
* Beverly Cleary escreveu mais de 30 livros infantis. A autora passou os primeiros anos de vida numa fazenda em Yamhill, Oregon, uma cidade tão pequena que não tinha biblioteca. Beverly aprendeu a amar os livros graças à iniciativa de sua mãe. A sra. Cleary conseguiu que a Oregon State Library enviasse exemplares infantis para Yamhill e atuou como bibliotecária numa sala em cima de um banco. Posteriormente a família mudou-se para Portland, onde Beverly entrou para a escola na 1ª série. Infelizmente, seu primeiro ano foi difícil. Ela não gostou dos livros que deveria ler para o colégio e achou a professora desagradável. Mas tudo se resolveu a partir da segunda série, quando recuperou o prazer da leitura e conheceu sua professora favorita. (Wikipedia) No ano 2000, Beverly Cleary foi declarada uma "Lenda Viva" pela Biblioteca do Congresso Americano. Aos 96 anos, felizmente ainda está entre nós. (blog Expanding Life)

A tarefa de selecionar leitura para as crianças é delicada. Ler em voz alta para elas e levá-las a uma livraria infantil, para que escolham de acordo com seu gosto, costuma dar bom resultado. No Rio temos a sorte de existir a Livraria Malasartes (Shopping da Gávea, loja 367 - Telefone: 2239.5644), especializada em livros infantis, um paraíso para pais e filhos. Algumas vezes ia sozinha à loja do 3º andar para vasculhar novos tesouros para os pequenos, histórias que eu tinha prazer de ler para eles à noite, antes de dormir.

Diretora: Elizabeth Allen
Roteiro: Laurie Craig e Nick Pustay, baseado no livro Beezus and Ramona de Beverly Cleary
Musica: Mark Mothersbaugh
Fotografia: John Bailey
Elenco: Joey King, Selena Gomez, John Corbett, Sandra Oh, Bridget Moynahan, Ginnifer Goodwin, Josh Duhamel, Jason Spevack, Sierra McCormick, Hutch Dano, Aila McCubbing e Zanti McCubbing (Roberta)
Distribuidora: Fox Videos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner