Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Melancolia

Melancholia * *
(2011) 129 min (14 anos)

Uma catástrofe parece iminente. O azulado planeta Melancolia avança em direção à Terra. A mídia publica previsões sobre a colisão inevitável, assim como opinião de alguns cientistas, que acreditam numa passagem próxima a nossa órbita e posterior afastamento, um fenômeno magnífico de ser observado. Assim pensa John, como explica repetidamente para o filho Leo e a esposa Claire. O casal possui uma propriedade belíssima, cercada por um parque e um amplo gramado. Na mansão está para acontecer a recepção do casamento de Michael e Justine, irmã de Claire. Apesar da ocasião festiva, percebe-se um clima tenso que prenuncia acontecimentos indesejados.

São poucas as pessoas conhecidas a quem eu indicaria o filme de Lars Von Trier. Muitos poderão ficar aborrecidos por conviver 126 minutos com as duas personagens principais. Filhas de um pai imaturo e de uma mãe amarga, Claire e Justine tentam encontrar seu quinhão de felicidade. Em vão. Por que os fantásticos artistas escandinavos, protegidos do berço ao túmulo contra as vicissitudes da existência, criam personagens tão infelizes na maioria dos filmes que chegam por aqui? Em Melancholia não é diferente. Duas irmãs em situação material mais do que confortável, tendo pessoas que as amam e a quem podem amar, carecem de paz interior. A depressiva Justine está mais preparada para a catástrofe, para ela difícil é viver a rotina diária. A dedicada e ansiosa Claire vive a agonia de perder seus amores.
Ophelia de Millais


Foi a beleza das imagens que tornou o filme de Lars von Trier tão essencial para mim. É fantástica a visão do planeta Melancolia jogando sua luz azul sobre o imenso gramado, se contrapondo ao luar que ilumina a outra metade da cena. Como são elegantemente filmados os passeios a cavalo das duas irmãs, ou a representação de Justine vestida de noiva flutuando no rio, como a Ophelia do pintor John Everett Millais!  A pintura de Millais retratava Ofélia, personagem de Shakespeare em Hamlet, antes de afogar-se num rio da Dinamarca. Mais importante do que a própria história, foi o requinte estético que me deixou apaixonada. Charlotte Gainsbourg e Kirsten Dunst estão magníficas como Claire e Justine. Acho que vou alugar em blu-ray para rever o filme.

Curiosidades:
* A inspiração para Melancolia foi uma experiência pessoal do diretor. Lars fez terapia para superar uma crise depressiva. O analista lhe disse que pessoas deprimidas tendem a ficar mais calmas em situações de grande estresse, pois já esperam que coisas ruins vão acontecer. A história foi desenvolvida como um estudo sobre a psiquê humana durante um desastre (Wikipedia).

* As cenas externas foram rodadas no castelo de Tjolöholms. As internas foram gravadas em estúdio, na Suécia, em Trollhättan.

Diretor: Lars von Trier
Roteiro: Lars von Trier
Musica: preludio da ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner
Fotografia: Manuel Alberto Claro
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, Stellan Skarsgard, Alexander Skarsgard, John Hurt, Cameron Spurr, Udo Kier, Jesper Christensen
Distribuidora: California Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner