Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Papai Noel das Cavernas

Rare Exports *
(2010) 82 min (14 anos)

Finlândia, Laponia - Faltam poucos dias para o Natal. No alto do monte Korvatunturi, uma equipe de americanos faz escavações a 486 metros de profundidade. Ao encontrar serragem debaixo do gelo, o chefe da expedição dá ordens expressas: - Continuem cavando, mas sigam fielmente as novas regras. Não fumem ou xinguem! À distância, dois garotos finlandeses observam a movimentação. Pietari e Juuso cortaram a cerca de metal que protegia a área para espiar o que estava acontecendo.

Na volta para casa, eles conversam sobre Papai Noel. Juuso afirma que é apenas uma invenção e Pietari resolve investigar por conta própria. Consultando vários livros, descobre que as lendas antigas pintavam Papai Noel como uma entidade maligna que punia as crianças malvadas. Algumas ilustrações mostravam um  idoso sinistro com chifres longos e retorcidos que batia nas crianças ou jogava-as num caldeirão fervente.

Pietari e Juuso
O Natal se aproxima e Pietari observa pegadas na neve perto da janela de seu quarto. Ele acha que deve ser Papai Noel que veio pegá-lo. No dia 23 de dezembro, Juuso e Pietari saem com os adultos para capturar o rebanho de renas que volta para a região. Quando só duas retornam, o grupo atribui a culpa às escavações do grupo de americanos. Chegando ao acampamento em Korvatunturi, descobrem que está deserto. Coisas estranhas acontecem neste Natal...

O filme finlandês tem um roteiro interessante, diferente, que transforma o doce velhinho de roupas vermelhas num monstro cruel. Nossa tradição plasmou a figura de Papai Noel a partir de São Nicolau, o bondoso bispo grego de Mira (atualmente Turquia), nascido de pais ricos na cidade de Patara. Seguindo os ensinamentos de Jesus, Nicolau usou sua herança para ajudar os pobres, doentes e sofredores. A festa de São Nicolau (270-343) é comemorada no dia 6 de dezembro na Igreja Católica.
São Nicolau por Thomas Nast




A versão americana da lenda de Papai Noel diz que ele mora no Polo Norte. Para a tradição inglesa, o bom velhinho habita as montanhas Korvatunturi, na Lapônia.


Curiosidade
* A imagem sorridente de um idoso gorducho, de barbas brancas e roupa vermelha, tornou-se popular a partir do século 19, devido à influência de um poema de Clement Clarke Moore (A Visit from St. Nicholas) e das ilustrações do cartunista Thomas Nast. Essa imagem foi aproveitada pelo artista Haddon Sundblom nos anúncios da Coca-Cola, a partir de 1931.

Diretor: Jalmari Helander
Roteiro: Jalmari Helander
Musica: Juri Seppä, Miska Seppä
Fotografia: Mika Orasmaa
Elenco: Onni Tommila, Jorma Tommila, Ilmari Järvenpää, Peeter Jakobi, Tommi Korpela, Rauno Juvonen, Per Christian Ellefsen
Distribuidora: California Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner