Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Inferno na Ilha

Kongen av Bastoy
King of Devil's Island
(2010) 112 min (16 anos)

Noruega, 1915 - Na ilha de Bastoy, a uns 2,4 km da costa norueguesa, havia um reformatório para delinquentes de 11 a 18 anos. Os garotos trabalhavam como adultos, viviam sob regras rígidas, eram punidos corporalmente e colocados no isolamento quando transgrediam. O diretor Bestyeren achava que era tudo para o bem dos internos, para fortalecer-lhes o caráter, mas havia outras coisas acontecendo sem o seu conhecimento. A chegada de Erling, um arpoador de baleias que recebe o número C-19 e não gosta de obedecer regras, expõe os absurdos do sistema e incita os outros adolescentes à revolta.

A conduta de Bestyeren lembrou-me de Edvard Vergerus, que se casou com a bela atriz Emilie Ekdahl, em Fanny e Alexander. O austero pastor queria a todo custo disciplinar o enteado Alexander. Bestyeren e Vergerus parecem bem intencionados mas, sem compreenderem as reais necessidades dos jovens sob seus cuidados, tornam-se injustos, aplicando castigos exagerados.

Bastøy island and prison (photo by Astrid Westvang/Flickr)
Em Inferno na Ilha, nossa torcida é toda para os internos do reformatório. Mas e quando acontecia uma revolta nas unidades de internação de menores na Ilha do Governador, Rio de Janeiro? Um dos problemas do Instituto Padre Severino é a superlotação. A unidade oferece 120 vagas, mas é comum haver mais do que o dobro de internos. Em 2011, o Conselho Nacional de Justiça pediu sua desativação. Em Bastoy, o fechamento da colonia para garotos aconteceu no século passado. Atualmente, na ilha, funciona uma prisão de segurança mínima, onde os internos moram em chalés de madeira, trabalham na fazenda e, no tempo livre, podem pescar, passear a cavalo e jogar tênis. Dirigida por Oyvind Alnaes, Bastoy pretende ser a primeira prisão ecológica do mundo. 

Diretor: Marius Holst
Roteiro: Dennis Magnusson, Eric Schid, baseado na história de Mette M. Bolstad e Lars Saabye Christensen
Musica: Johan Söderqvist
Fotografia: John Andreas Andersen
Elenco: Stellan SKarsgard, Benjamin Helstad, Trond Nilssen, Magnus Langlete, Kristoffer Joner, Daniel Berg, 
Distribuidora: Paramount

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner