Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Margin Call - O Dia Antes do Fim

Margin Call
(2011) 106 min (10 anos)

EUA, Manhattan, 2008 - O time de Recursos Humanos de um banco de investimento de Wall Street está demitindo vários operadores do setor financeiro. Um dos dispensados no andar é o veterano Eric Dale, responsável pelo Manejamento de Riscos. Antes de deixar o prédio, Dale entrega um pendrive a seu subordinado, Peter Sullivan, dizendo "Tenha Cuidado". Após analisar e completar o trabalho de Eric, Sullivan descobre o enorme risco que corre a empresa, por ter investido em títulos hipotecários sem valor. Alertado, John Tuld, o presidente da companhia (CEO - Chief Executive Officer) chega de helicóptero no meio da noite. É sua responsabilidade bolar um esquema para salvar a empresa do colapso, mesmo que isso implique ignorar responsabilidades, questões éticas e arriscar a carreira de funcionários, pagos regiamente para aceitar esse fardo.

Margin Call não se propõe a explicar a crise de 2008. Para esse fim, o documentário Trabalho Interno é magnífico. O filme de J. C. Chandor é uma ficção em cima do que poderia muito bem ter acontecido na Lehman Brothers, empresa que deu início ao escândalo da crise de 2008. O sobrenome do CEO da companhia era Fuld, o que deve ter levado à escolha do sobrenome do personagem John Tuld, brilhantemente interpretado por Jeremy Irons. Kevin Spacey também está ótimo como Sam Rogers, o executivo que ainda tinha resquícios de consciência. Ficou claro que o compromisso de todos era com a companhia e com os bônus milionários a receber. A cena em que dois executivos conversam no elevador, ignorando a faxineira, a quem sequer cumprimentaram, mostra o que pensam das pessoas comuns.


Curiosidade:
* Margin Call significa pedido de cobertura. No passado, os corretores telefonavam aos clientes pedindo garantias adicionais, mais dinheiro ou títulos, quando suas contas estavam abaixo de um limite de segurança. Atualmente o processo costuma ser automatizado.

Diretor: J. C. Chandor
Roteiro: J. C. Chandor
Musica: Nathan Larson
Fotografia: Frank G. DeMarco
Elenco: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Demi Moore, Stanley Tucci, Zachary Quinto, Penn Badgley, Simon Baker, Mary McDonnell
Distribuidora: Paris Filmes

3 comentários:

bruno knott disse...

Parece uma ótima sessão dupla com trabalho interno mesmo!

E o elenco é ótimo. Devo ver num futuro próximo!! (a lista cresce!)

Stella disse...

Bruno, preciso rever esses 2 filmes algumas vezes para começar a vislumbrar a realidade do mundo das finanças... Parece um outro universo.

Lembro de um momento em "Trabalho Interno" em que se comenta que aqueles que deveriam fiscalizar as operações financeiras (os tais mercado de derivativos, etc)também não compreendiam direito o que se passava, dada sua complexidade.

Matheus Pannebecker disse...

Gostei de "Margin Call" mais pelo elenco, que está ótimo. Mas gostei do clima do filme, que é bem realista.

ps: ao contrário de você, acho "Trabalho Interno" insuportável haha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner