Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Downton Abbey

Downton Abbey * * *
(2010) feito para a TV inglesa (12 anos)

Inglaterra, 1912 - Ísis, a labradora roliça de pelo claro, acompanha o Earl de Grantham num passeio pelo amplo gramado de sua propriedade. Uma janela da mansão é aberta para o verde, alguém toca a campainha no salão e a empregada sobe as escadas. A panela de cobre ferve sobre o fogo, o mordomo verifica a mesa posta para o almoço, medindo as distâncias entre os talheres e a louça com brasão. Uma pétala cai do arranjo de rosas sobre a mesa, enquanto a arrumadeira limpa o lustre de cristal. Assim começa um novo dia em Downton Abbey, lar dos condes de Grantham há muitas décadas. Robert Crawley, o atual conde, mora no lar de seus ancestrais com a esposa Cora e as três filhas. De acordo com as leis da época, Mary, Edith e Sybil não podem herdar o título, nem a propriedade do pai. O próximo na linha de sucessão seria um primo dos Crawley, desaparecido na viagem inaugural do RMS Titanic.

As esperanças da família se voltam para o jovem advogado Matthew, filho único da viúva Isobel Crawley. Os dois são convidados para morar numa residência dentro dos domínios do conde. O casamento de Matthew com uma das primas seria o arranjo perfeito, mas os tempos mudaram e os jovens já não se submetem facilmente a este tipo de esquema. Os muitos serviçais de Downton Abbey se dividem em suas preferências pelos patrões e as intrigas se multiplicam nos elegantes ambientes.

blog errodecontinuidade
Quem gostou de Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman, certamente vai amar esta série britânica, que foi ao ar na Globosat HD, entre maio e julho de 2012. Já saiu em DVD no Brasil. Guimarães Video Club (Ruas das Laranjeiras 462, lj. 4) tem um exemplar da primeira temporada. A série premiadíssima traz tudo o que a gente gosta: cenário magnífico, vilões detestáveis, personagens carismáticos e bem delineados, emoção, suspense, reviravoltas, um tanto de drama, animado pelo humor irônico de Maggie Smith, e mais atuações impecáveis de todo elenco, elegantemente vestido por Jenny Beavan. A terceira temporada será apresentada aos ingleses em setembro de 2012. Para nós brasileiras, que amamos intrigas e filmes de época, é possível recorrer ao site Intertainer e assistir online com legendas em português. Parece que, no total, serão pelo menos cinco temporadas, de acordo com Michael Ausiello, do TVline.

Curiosidade:
* A fictícia Downtown Abbey na realidade é Highclere Castle, lar da família Carnarvon desde 1679. Lord George Carnarvon, o quinto Earl, patrocinou a expedição do egiptologista Howard Carter, que descobriu a tumba do faraó Tutankhamun, em 1922. Em Highclere Castle pode-se visitar a máscara mortuária do faraó menino na Exposição Egípcia. Mais informações palpitantes no blog Jane Austen's World.

* Lady Fiona, atual Condessa de Carnarvon, escreveu um livro sobre Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey, onde relata a real transformação de Highclere Castle em hospital, durante a Primeira Grande Guerra, o que foi aproveitado na segunda temporada da série. Para mais informações, leia entrevista na página da PBS. Lady Almina foi esposa de George Carnarvon, o patrocinador da descoberta do túmulo de Tutankhamun, no Vale dos Reis. Almina era filha ilegítima do banqueiro Alfred de Rothschild e levou para o casamento (1895) um dote de 30 milhões de libras, mais renda anual, em valores atuais.

* Já está à venda o box dos DVDs da 1ª a 3ª temporadas. Pesquise no Buscapé para encontrar o melhor preço. No Brasil, o canal GNT (541) deve passar a quarta temporada em Abril de 2014. A quinta temporada está programada para o segundo semestre na Inglaterra. Há rumores de que o escritor Julian Fellowes não prosseguirá na minissérie, mas irá para os EUA escrever sobre uma família americana de Nova Iorque.

Diretor: Brian Percival, Ben Bolt, Brian Kelly, Andy Goddard, James Strong, Ashley Pearce
Roteiro: Julian Fellowes (autor de Gosford Park, A Jovem Rainha Vitoria)
Musica: John Lunn
Fotografia: Gavin Struthers, David Katznelson, David Marsh
Figurino: Jenny Beavan (O Discurso do Rei, Cranford, Gosford Park, Uma Janela para o Amor)
Elenco: Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern, Maggie Smith, Penelope Wilton, Michelle Dockery, Dan Stevens, Laura Carlmichael, Jim Carter, Brendan Coyle, Jessica Brown Findlay, Joanne Froggatt, Siobhan Finneran, Rob James-Collier, Phyllis Logan, Sophie McShera, Lesley Nicol, David Rob, Thomas Howes, Allen Leech, Kevin Doyle, Amy Nuttal, Rose Leslie, Zoe Boyle
Distribuidora: Universal
Highclere Castle

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Ainda me impressiono com todo o requinte dessa série... E o mais impressionante: ela lida muito bem com milhares de personagens, sem nunca perder o foco. Só conferi a primeira temporada, mas logo começo a segunda!

Stella disse...

Matheus, felizmente Jullian Fellowes acertou em cheio, outra vez. Se você gosta de Downton Abbey, precisa ver Cranford, onde um monte de damas inglesas atuam como só elas sabem, numa bela história de Elizabeth Gaskell. Acho que você vai amar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner