Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Exótico Hotel Marigold

The Best Exotic Marigold Hotel * *
(2011) 123 min (10 anos)
- Como o senhor aguenta esse país? O que vê nele que eu não vejo?
- As luzes, as cores, sorrisos. O modo de as pessoas verem a vida como um privilégio, e não um direito.

India - Sete cidadãos britânicos são atraídos pela propaganda do Exótico Hotel Marigold para os "idosos e belos". Chegam a Jaipur, India, sem idéia de serem os primeiros clientes da pousada, encantados com as promessas otimistas do entusiasmado gerente Sonny Kapoor. O grupo reúne o juiz Graham Dashwood, a dona-de-casa recentemente viúva, Evelyn, o casal Doug e Jean Ainslie, e três solteiros: Muriel, Madge e Norman. A surpreendente Evelyn começa um blog para relatar suas aventuras na Índia.

Os sabores apimentados da comida afetam a todos, mas os sons, luzes, cores e os sorrisos dos locais têm efeitos variados sobre os recém-chegados. Eles irritam a exasperada Jean Ainslie, que rejeita a experiência e prefere ficar no hotel, lendo sem parar, quando não está espionando o simpático juiz Graham. Os outros, aos poucos, vão interagindo entre si e com os moradores da cidade. Apesar dos muitos preconceitos de Muriel Donnelly, ela é a única a dar atenção à moça encarregada da limpeza, que não fala inglês e integrava a casta dos "intocáveis", a mais desprezada na hierarquia da sociedade hindu.

Enquanto os ingleses se adaptam, o desorganizado Sonny tenta levantar um empréstimo para ampliar o hotel. Seus irmãos possuem dois terços da propriedade e sua mãe quer atraí-lo para Nova Delhi, onde até já escolheu uma noiva que ela julga adequada para ele. Seria uma ideia razoável se o romântico gerente não estivesse apaixonado pela bela Sunaina, atendente de um serviço de telemarketing.

Acredito que sejam os mais velhos a se encantarem com os personagens do Exótico Hotel Marigold, mas minhas filhas mais novas gostaram bastante, especialmente de Doug Ainslie, interpretado pelo engraçado Bill Nighy, que neste filme está incrivelmente discreto. Maggie Smith, Judi Dench e Tom Wilkinson usam seu inquestionável talento para transformar Muriel, Evelyn e o juiz Graham em nossos mais íntimos e queridos amigos. A humildade e acolhimento dos hindus têm um efeito transformador sobre os idosos ingleses, que se abrem para novas oportunidades. Demonstrações de gentileza e tolerância tornam o filme agradável, assim como as cores luminosas dos ambientes da Índia, valorizados pela fotografia de Ben Davis. As cenas iniciais, ainda na Inglaterra, são filmadas em tons mais frios, em azul e verde. Já estou com saudades de alguns hóspedes do Exótico Hotel Marigold.

janeaustenfilmclub
Curiosidade:
* O livro que a senhora Ainslie está lendo é "Tulip Fever" (1999), da escritora Deborah Moggach. Deborah é a autora de "These Foolish Things", livro no qual foi baseado  o roteiro do "Exótico Hotel Marigold". Existe um projeto de filmagem do romance "Tulip Fever", que já se arrasta há bastante tempo.

Diretor: John Madden
Roteiro: Ol Parker, baseado no livro "These Foolish Things", de Deborah Moggach
Musica: Thomas Newman (Entre Irmãos, Histórias Cruzadas, Um Sonho de Liberdade, Encantador de Cavalos, Foi Apenas um Sonho)
Fotografia: Ben Davis (O Retorno de Tamara, Kick Ass - Quebrando Tudo, O Ritual)
Elenco: Maggie Smith, Judi Dench, Tom Wilkinson, Bill Nighy, Penelope Wilton, Celia Imrie, Ronald Pickup, Dev Patel, Tena Desae, Lillete Dubey, Diana Hardcastle, Rajendra Gupta
Distribuidora: Fox Filmes

"No fim, tudo dá certo. Então, se não está tudo certo, ainda não é o fim."

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Fiquei ligeiramente decepcionado com esse filme. Com tantos atores maravilhosos, esperava um resultado mais dinâmico e cheia de momentos especiais... não algo tão previsível. Sorte que todos os atores são ótimos!!

Stella disse...

Matheus, acho que o finalzinho decepciona um pouco, rouba uns décimos da nota do filme. ;-) Parece que há um fechamento meio forçado, apressado, para algumas situações. Mas aqueles atores maravilhosos criaram bons momentos, para mim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner