Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 23 de março de 2013

Tomboy

Tomboy *
(2011) 79 min (10 anos)

França - Um menino bonito ou uma menina linda que se veste como garoto? A criança da capa tem 10 anos e é uma atriz talentosa que se chama Zoé Héran. Sua personagem no filme Tomboy, Laure, usa roupas masculinas, joga futebol e se apresenta como Mickäel para as crianças do novo bairro do subúrbio, para onde a família se mudou recentemente. Laure vive com pais carinhosos, que aceitam seu modo de ser e têm uma outra filha menor, Jeanne, que é a essência da feminilidade infantil, por sua aparência, gestos e personalidade meiga. A mãe está grávida e Laure/Mickäel conta "segredos" ao bebê, cuida da irmã pequena e brinca com ela de bom grado. Nesta família feliz, as pessoas são delicadas umas com as outras, amam-se de verdade. Como aprendeu com os pais,  Jeanne aceita Laure como ela é, não questiona ou se envergonha dela, sente-se cúmplice; até gosta de ter um "irmão mais velho" que a proteja de outras crianças. Mas o que os pais não toleram é a mentira, e a mãe deixará isso claro para suas filhas.

O que leva uma pessoa a adotar uma aparência andrógena ou identificar-se com o sexo oposto? Genética, experiências de vida? O poder do ambiente é sempre forte. O fato é que a ciência ainda não consegue responder com certeza a essas questões, mas a civilidade e o bom senso nos dizem para tratar com gentileza e compaixão quem sofre de disforia de gênero, ou qualquer outra condição que se desvie do normal. De que adianta proibir um menino de usar vestido ou maquiar-se, se o desejo permanece? Na vida real da classe média brasileira, Laure teria passado um bom tempo no consultório de um terapeuta, trabalhando sua identidade de gênero, mas, ao final, a decisão seria só dela sobre quem deseja ser - contrariar essa vontade é uma violência inaudita. Atualmente, professores universitários esclarecidos perguntam aos alunos de aparência andrógena por qual nome gostariam de ser chamados.

Tomboy conta uma história delicada, afetuosa, curtinha - apenas um breve olhar sobre a vida dos personagens - onde as crianças brilham num desempenho sincero. Na cena inicial do filme Polissia, aparece uma menina de cabelos encaracolados, interpretada por Malonn Lévana. É a encantadora Jeanne. A produção de Tomboy encontrou Zoé Héran logo no primeiro dia de seleção do elenco. Foi uma escolha feliz, pois sobre a naturalidade das duas meninas repousa o sucesso do filme, que foi premiado nos Festivais de Berlim e Buenos Aires, entre outros. As locações aconteceram na cidade de Seine-et-Marne.

Diretora: Céline Sciamma
Roteiro: Céline Sciamma
Musica: Jean-Baptiste de Laubier
Fotografia: Crystel Fournier
Elenco: Zoé Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson, Sophie Cattani, Mathieu Demy, Christel Baras
Distribuidora: Europa Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner