Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 21 de abril de 2013

As Aventuras de Pi

Life of Pi *
(2012) 122 min (10 anos)

dvdsreleasedates
India - Um escritor canadense em busca de uma história encontra um indiano, radicado no Canadá, que viveu estranhas aventuras. Piscine Molitor Patel nasceu em Pondicherry, onde seus pais administravam um zoológico no Jardim Botânico local. Quando menino, Piscine Molitor cansou-se de ouvir piadas sobre seu nome, cuja origem foi uma piscina francesa de águas cristalinas na qual seu tio Mamaji se banhou. Para livrar-se das brincadeiras dos colegas de escola, Piscine adotou o apelido Pi, a proporção numérica infinita que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro (π=3,14...).

Depois que a prefeitura da cidade encerrou o contrato com o zoológico, Santosh Patel decidiu mudar-se com a família para o Canadá, onde os animais poderiam ser revendidos por um bom preço. Junto à mulher, e os filhos Ravi e Pi, embarcou com os animais no Tsimtsum, um cargueiro japonês. Durante a viagem, uma forte tempestade provocou o naufrágio do navio. Pi foi jogado ao mar num bote abastecido com provisões e coletes salva-vidas. O jovem indiano sobreviveu durante 227 dias no oceano, graças a sua fé vigorosa e a companhia estimulante de Richard Parker, um tigre de Bengala furioso, que manteve o adolescente alerta para não ser devorado.

Esperei meu marido voltar do trabalho para assistir "As Aventuras de Pi". Era um belo entardecer e o sono me venceu antes do final. Insisti alguns dias depois, por sugestão de meu filho biólogo, uma companhia encantadora e perfeccionista. Mas é difícil concentrar-se ouvindo - logo que surgiu o perigoso felino na jaula do zoológico - "Esse tigre não é de verdade!". Ou, mais adiante, escutar a exclamação indignada, quando apareceu a zebra moribunda: "Moscas em alto-mar!". Contra-argumentei que os insetos podiam ter vindo no navio japonês, o que foi aceito. Apesar das interrupções, cheguei até o final do filme e fiquei com uma boa impressão. Acho que vou arriscar uma terceira vez, na solidão da madrugada, e aí, quem sabe, acrescento uma estrelinha. Já posso adiantar que a fotografia é linda, os cenários são inesquecíveis e a busca de Piscine Patel por Deus me comoveu, afinal, também creio que viver na presença do Ser que nos criou, e ama, torna a nossa história muito melhor. Clique aqui para comprar o DVD "As Aventuras de Pi".

Curiosidades (site imdb):
* 86% das tomadas com o tigre são efeitos de computação gráfica.

* O diretor Ang Lee contratou Steven Callahan como consultor náutico. Em 1982, Steven sobreviveu 76 dias à deriva num bote de borracha no Oceano Atlântico quando seu barco afundou.

* Yann Martel inspirou-se na leitura de uma resenha da novela "Max e os Felinos" (1981), do escritor  brasileiro Moacyr Scliar. O livro conta a história de um menino judeu-alemão que atravessou o Atlântico dividindo o barco com um jaguar.

* Pi recebeu o nome de Piscine Molitor Patel por causa da piscina pública parisiense situada perto do Bois de Boulogne. A piscina foi classificada como um monumento histórico em 27 de março de 1990.

Diretor: Ang Lee
Roteiro: David Magee, baseado no livro de Yann Martel
Musica: Mychael Danna
Fotografia: Claudio Miranda (Tron: O Legado, O Curioso Caso de Benjamin Button)
Elenco: Gautam Belur, Ayush Tandon, Suraj Sharma, Irrfan Khan, Gita Patel, Adil Hussain, Ayaan Khan, Vibish Sibakumar, Rafe Spall, Gérard Depardieu, James Saito, Jun Naito, Andrea Di Stefano, Elie Alouf, Padmini Ramachandrani, Shravanthi Sainath
Distribuidora: Fox Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

6 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Oi, Stella! Fora a parte técnica, "As Aventuras de Pi" não me encantou muito... Não consegui ver nada muito além de mais uma (satisfatória) história de sobrevivência. Destaque para a linda fotografia (que mereceu o Oscar que levou). Abraço!

Stella disse...

Oi Matheus, realmente, apesar da beleza das imagens, também não me empolguei tanto. Quando o filme me fisga mesmo, não espero tantos dias para rever o que perdi. Um abraço, S.

Wanderley Teixeira disse...

Acho um filme inspirado do Ang Lee, apesar de naum gostar muito da sua introdução e do seu desfecho. Mas, como você, Stella, acredito que terei q dar uma revisitada mais cedo ou mais tarde.

Stella disse...

Agora já assisti 3 vezes, Wanderley, e fiquei na mesma. Oito está uma boa nota para ele.

bruno knott disse...

gostei bastante... foi uma bela experiência no cinema!

bela observação essa das moscas em alto mar!!!

Stella disse...

No cinema deve ter sido uma experiência mais empolgante, Bruno. Preciso vencer a preguiça e aproveitar meu direito à meia-entrada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner