Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Valmont

Valmont - Uma Historia de Seduções * * *
(1989) 137 min (16 anos)

França - A Marquesa de Meurteil e o Visconde de Valmont foram amantes no passado, agora são apenas confidentes, já que os dois egocêntricos aristocratas desconhecem o que seja amizade. Ainda há certa atração entre eles, mas a sedutora viúva e seu charmoso cúmplice se distraem com outras conquistas. Frente à sociedade parisiense, a marquesa dissimula um comportamento promíscuo, enquanto o visconde não faz questão de esconder o seu. Ao descobrir que será abandonada pelo atual amante, Madame de Meurteil elabora sua vingança e precisa de Valmont para levá-la a cabo. O visconde se esquiva, pois está dedicado à sedução da bela Madame de Tourvel, a jovem esposa de um homem mais velho, sempre ocupado e ausente. Desafiado pela marquesa, Valmont aceita uma aposta e satisfaz o diabólico plano da aristocrata, enquanto se lança à conquista da ingênua senhora casada.

O diretor tcheco Milos Forman nos legou grandes obras: Um Estranho no Ninho, Amadeus, Hair, Na Época do Ragtime, O Baile dos Bombeiros. Foi um azar que tivesse tido a mesma ideia que Stephen Frears no final da década de 80. Os dois filmaram o romance "Ligações Perigosas" (1782), de Choderlos de Laclos, e Frears saiu na frente, recebendo vários prêmios e 3 Oscars pelo projeto grandioso. Milos Forman segurou por um ano o lançamento de "Valmont", mas o filme perdeu-se nas sombras do sucesso da magnífica obra de Stephen Frears. E até hoje parece injustamente relegado ao esquecimento, pois o filme tem uma proposta diferente, mais modesta, mas é cheio de emoção e vida.

Madames de Meurteil e Tourvel
Meg Tilly interpreta Madame de Tourvel de forma comovente. Fabia Drake é uma doçura como Madame de Rosemonde, a tia idosa de Valmont, que cochila em todos os cantos de sua bela propriedade no campo. Annette Bening e Colin Firth estão perfeitos no papel dos jovens sedutores sem escrúpulos, que pisam tanto os sentimentos alheios como os próprios. Fisicamente atraentes e talentosos, bem dirigidos pelo diretor tcheco, e magnificamente vestidos, deveriam ter tido mais reconhecimento. Annette Bening foi considerada a "Revelação do Ano" pelo London Critics Circle Film Awards. O filme ainda recebeu o César para Melhor Figurino e Melhor Desenho de Produção.

Apesar de ter gostado tanto, quando assisti "Valmont" pela primeira vez, relutei em rever o filme, pois a maldade sorrateira de Madade de Meurteil é inquietante, se fazendo passar por benfeitora da prima adolescente, enquanto buscava uma sórdida vingança. Mas o final me agradou bastante e dá segundas chances para algumas pessoas, traz esperança a outras. Digamos que os promíscuos são punidos de maneira menos dramática, com exceção de um dos personagens, cujo final é sempre o mesmo, no livro e nos dois filmes.

Além disso, os créditos de abertura de Valmont acompanham imagens do convento onde estuda a inocente Cécile de Volanges. Vozes femininas afinadíssimas enchem os corredores da Abbaye aux Hommes, também chamada de Abadia de Saint-Étienne, um antigo monastério beneditino da cidade de Caen, Normandia. O jardim ao centro do claustro e os hábitos das religiosas lembraram-me do tempo em que passeava com minhas amigas pelos amplos espaços do Colégio Sion, no Rio de Janeiro. Belas lembranças.
Mme de Meurteil e Valmont

Curiosidade:
* O papel da Marquesa de Merteuil foi oferecido a Michelle Pfeiffer, mas ela preferiu viver Madame de Tourvel em Ligações Perigosas, de Stephen Frears.

* Stephen Frears convidou Annette Bening para interpretar a Marquesa de Merteuil em "Ligações Perigosas" e ela escolheu ser a mesma personagem no filme de Milos Forman.

* As locações na França: Chateau de Versailles, Le Musée du Cheval Vivant - Grandes Ecuries, Hotel des Ambassadeurs de Hollande, Abbaye aux Hommes, Opéra Comique, Musée Nissim de Camondo, Chateau de la Motte Tilly, entre outras.

Diretor: Milos Forman
Roteiro: Jean-Claude Carrière, Milos Forman, baseado no romance epistolar "Les Liaisons Dangereuses", de Choderlos de Laclos
Musica original: Chistopher Palmer. Músicas de Mozart, Haydn, Marc-Antoine Charpentier, interpretadas pela orquestra da Academia St. Martin in the Fields com as Ambrosian Singers.
Fotografia: Miroslav Ondrícek
Designer de Produção: Pierre Guffroy
Figurino: Paule Mangenot, Theodor Pistek, Carine Sarfati
Elenco: Annette Bening, Colin Firth, Meg Tilly, Fairuza Balk, Siân Phillips, Jeffrey Jones, Henry Thomas, Fabia Drake, Ian McNeice, Sandrine Dumas, Vincent Shiavelli, Yvette Petit, Antony Carrick
Distribuidora: Condor Video
O claustro da Abadia de Saint-Etienne (wikipedia)
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

4 comentários:

Hugo disse...

A versão de Stephen Frears é fantástica, agora está do ótimo Milos Forman eu ainda não tive oportunidade de conferir.

Parabéns pelo blog, fiquei conhecendo hoje e já linkei o endereço no meu blog.

Até mais

Stella disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário, Hugo, seja bem-vindo! Espero que você consiga ver Valmont. Se puder, depois me conta o que achou.

David C. disse...

Me gustaría ver el filme.
Saludos
David

Stella disse...

David, você PRECISA ver "Valmont"! Acho que irá lhe agradar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner