Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mãos Sobre a Cidade

Le Mani Sulla Città
(1963)  100 min (12 anos)

Itália - Em um bairro pobre de Nápoles, um edifício desaba causando morte e ferimentos em várias pessoas. A comissão que investiga o acidente trabalha para inocentar a prefeitura e Edoardo Nottola, o empresário e político responsável pela obra que precipitou o desastre. Seus colegas de partido querem abandoná-lo e desistem de apoiar sua candidatura ao cargo de comissário, mas a voz do dinheiro fala mais alto e Nottola usa toda sua influência para dar a última cartada. "Mãos sobre a Cidade" é um filme que impressiona pelo realismo e pela direção firme de Francesco Rosi. (adaptação da capa do DVD)

Toda vez que testemunho manobras políticas que priorizam vantagens para indivíduos ou partidos, em detrimento do bem comum, me lembro de Marcelina Pereira, mais conhecida como Dilô. Baiana, analfabeta, vascaína doente, jamais frequentara o Maracanã, pois sua religião proibia, mas acompanhava todos os jogos no radinho de pilha. Por sua influência torci pelo time do capitão Bellini um bom tempo, voltando depois às origens tricolores, ao familiar time das Laranjeiras. 

O outro interesse de Dilô era a política e não esqueço seus conselhos na hora de avaliar os candidatos. "Não importa o que eles dizem, vai descobrir o que eles fizeram". Marcelina era uma mulher inteligente, boa observadora do mundo dos homens, e os fatos do filme "Mãos Sobre a Cidade" não a surpreenderiam, como também já não nos surpreendem, pois vimos do que são capazes partidos de todas as tendências na luta por poder e dinheiro. Para nós vale o conselho da sábia cozinheira baiana - ao escolher um candidato, antes de acreditar em suas promessas, pesquise seus feitos, suas atitudes. E depois, vigie, escreva-lhe, incentive ou manifeste seu desagrado por e-mail. A querida Dilô ia adorar as possibilidades abertas pela internet.

Diretor: Francesco Rosi
Roteiro: Francesco Rosi, Raffaele La Capria, Enzo Forcella
Musica: Piero Piccioni
Fotografia: Gianni Di Venanzo
Elenco: Rod Steiger, Saldo Randone, Guido Alberti, Dandi Di Pinto, Carlo Fermariello, Vincenzo Metafora, Angelo D'Alessandro
Distribuidora: Magnus Opus

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Hugo disse...

Ótima dica, não conhecia este filme, fiquei curioso.

Abraço

Stella disse...

Infelizmente "Mãos sobre a Cidade" permanece muito atual, Hugo. Bom fim-de-semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner