Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 4 de maio de 2013

A Abadia de Northanger

Northanger Abbey * *
(2007) 92 min (12 anos) feito para a TV inglesa (ITV)

De todos aqueles que conheceram Catarina Morland na sua infância, nenhum a julgaria predestinada a ser uma heroína. 
A sua posição social, o caráter de seus pais, a sua própria personalidade e índole, tudo se conjugava contra isso.

Inglaterra - Catherine Morland cresceu como uma garota simples do interior, correndo no gramado e jogando bola com os nove irmãos. Aos quinze anos descobriu as novelas góticas, suas heroínas românticas, castelos assombrados e vilões arrebatadores. Morando na paróquia da aldeia de Fullerton, em Wiltshire, Catherine pouco sabia das traições do mundo real. Convidada pelo casal Allen para uma temporada na cidade de Bath, seus olhos brilharam. Colocou na mala os melhores vestidos, um exemplar de "Mistérios de Udolfo" e embarcou na carruagem dos amigos da família, com o coração palpitante pela expectativa de viver as próprias aventuras.

Em Bath, a sra. Allen foi às compras com generosidade, presenteando Catherine com vestidos e acessórios da moda. A seguir, lançam-se as duas ao teatro e aos bailes, onde a adolescente de dezessete anos faz amizade com jovens das famílias Tielney e Thorpe. Tendo vivido numa aldeia onde convivia com pessoas bem-intencionadas, a ingênua heroína sente dificuldade em discernir quem são seus verdadeiros amigos. Fica inicialmente encantada por conhecer a exultante Isabella Thorpe, mas desilude-se depois, ao descobrir falhas sérias no seu comportamento.

Quando é convidada a conhecer a imponente "Abadia de Northanger", a imaginação de Catherine cria um ambiente sombrio, cheio de mistérios tenebrosos. Influenciada por Isabella e pelo irmão John, acredita piamente na veracidade de fofocas maldosas, deixando-se levar pela curiosidade e, desta maneira, ameaça o incipiente relacionamento com Henry, filho mais novo do general Tielney, proprietário da mansão. Desolada, a jovem deixa a Abadia, volta para Fullerton, com o coração pesado pelos acontecimentos, julgando ter destruído uma bela amizade.
Felicity Jones e Carey Mulligan

"A Abadia de Northanger" é o menos valorizado dos seis livros de Jane Austen. O primeiro a ser escrito e o  último a ser impresso - só um ano após a morte da autora - que não o considerava pronto para publicação. A novela é uma paródia dos romances góticos, muito populares na época. O roteiro vibrante de Andrew Davis faz justiça ao livro. A escolha do elenco foi das mais felizes, seja pelo tipo físico dos atores, seja pelo seu talento. Nos rostos de Felicity Jones e Carey Mulligan podemos ler toda gama de emoções das personagens Catherine e Isabella.

O filme foi gravado na Irlanda e a Abadia de Northanger é na realidade Lismore Castle, propriedade do Duque de Devonshire. O castelo de 800 anos fica no Condado de Waterford e os jardins são abertos ao público. Para comprar o DVD "A Abadia de Northanger" pesquise aqui. Imperdível para as fãs de Jane Austen e um bom presente para as mães e namoradas. No blog A Sorrir está o prefácio de Gentil Marques para a edição portuguesa de "O Mistério de Northanger", publicado pela editora Romano Torres em 1956.

Lismore Castle
Diretor: Jon Jones
Roteiro: Andrew Davies, baseado no romance de Jane Austen
Musica: Charlie Mole
Fotografia: Ciarán Tanham
Elenco: Felicity Jones, Carey Mulligan, J J Feild, Hugh O'Conor, Sylvestra Le Touzel, Desmond Barrit, Catheine Walker, Liam Cunningham, Bernadette McKenna, William Beck, Mark Dymond, Julia Dearden, Gerry O'Brien
Distribuidora: Logon

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

bruno knott disse...

O único filme baseado nas obras de Jane Austen que assisti foi Orgulho e Preconceito, que gostei bastante.

Este A Abadia de Northanger me chamou a atenção pela presença da Carey Mulligan e por essa locação na Irlanda.

Bom domingo, Stella!

Stella disse...

Bruno, há boas chances de você gostar dos outros filmes baseados nas obras de Jane Austen. Como são poucos, em breve você terá visto todos e terá muitas ideias para trocar com as numerosas fãs. ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner