Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Trinta

Trinta *
(2012) 92 min (12 anos)

Brasil - Na década de 60, João Jorge Trinta saiu de São Luis do Maranhão para trabalhar num escritório no Rio de Janeiro. Mas seu verdadeiro sonho era pertencer ao corpo de baile do Theatro Municipal. Devido à baixa estatura (1,57 cm), Joãosinho só desempenhou papéis secundários como bailarino, enquanto sonhava com os aplausos e reconhecimento do público. Graças a um convite do cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona, entrou pela primeira vez num barracão e passou a cuidar dos adereços da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. Em 1974, quando Pamplona se afastou da escola, Joãozinho assumiu o posto e deixou sua marca na história do Carnaval, iluminando a avenida com brilho, originalidade e estonteante beleza. 

"Trinta" passa brevemente pelo período de João como bailarino do Municipal, revela o preconceito de sua família contra essa profissão, mostra sua amizade com Pamplona, e o posterior rompimento entre os dois. Mas a ênfase do filme são mesmo as múltiplas dificuldades encontradas por Joãosinho para organizar seu primeiro desfile para o Salgueiro.  Ele tinha um inimigo dentro do barracão, que não poupava esforços para boicotá-lo. Mesmo sabendo que tudo há de acabar bem, fica o suspense. 

Os dois destaques no elenco são Matheus Nachtergaele  e Fabrício Boliveira, que interpreta o "Calça Larga", braço direito do carnavalesco no barracão do Salgueiro. A placidez de um contrasta com a vibração do outro. Junto com a cenografia, são os pontos altos do filme de Paulo Machline, que também foi feliz ao retratar a paixão do morro por sua escola.

Curiosidade:
* Durante o processo de preparação para o filme, o ator Matheus Nachtergaele fez aulas de balé para adquirir a postura altiva do João. (Wikipedia)

Diretor: Paulo Machline
Roteiro: Claudio Galperin, Paulo Machline, Felipe Scholl, Mauricio Zacharias
Musica: Andre Abujamra
Fotografia: Lito Mendes da Rocha
Design de Produção: Daniel Flaksman
Elenco: Matheus Nachtergaele, Fabrício Boliveira, Milhem Cortaz, Mariana Nunes, Paola Oliveira, Paulo Tiefenthaler, Ernani Moraes, Tato Gabus Mendes
Distribuidora: Fox Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner