Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sangue nas Águas


Children of Glory *
(Szabadság, szerelem)
(2006) 115 min (16 anos)
(a censura exagerou. Impróprio para 12 anos seria mais adequado)

Hungria, Budapeste, 1956 - Lançado em 2006, “Sangue nas Águas” comemora os 50 anos da heróica Revolução Húngara contra a opressão Soviética. Foram 12 dias de resistência. O filme mostra um dos jogos mais “sangrentos” da história do pólo aquático. Enquanto os tanques russos atacavam a Hungria, as seleções dos 2 países encontravam-se na semi-final dos Jogos Olímpicos de Melbourne, Austrália. Dominados pela força bruta em seu país, os húngaros venceram na piscina olímpica, por sua habilidade e garra.



No isolamento da Cortina de Ferro, seguiu-se a repressão, perseguição e assassinato de milhares de pessoas. Muitos exilaram-se na Áustria.

Quando pequena ouvia meu pai contar a história da luta do povo húngaro contra os tanques soviéticos. Enchia-nos de admiração sua valentia, e de tristeza a omissão dos países livres do Ocidente, que assistiram de braços cruzados o massacre. Abaixo texto extraído dos créditos finais de "Sangue nas Águas".

"As pessoas fitavam assombradas. O que impulsiona a poderosa onda deste oceano? Por que o universo se descontrola? Uma nação se ergueu, então tudo se calou. As pessoas perguntavam-se: O que dissemos? A carne e os ossos de quem conseguiram mudar a lei? Pessoas nascidas livres em sua terra natal vacilam porque não conseguem entender o fato que sempre iremos recordar. A liberdade é a maior dádiva de todas". (Sándor Márai - "Mennybot az angyal")



Diretor: Krisztina Goda
Roteiro: Joe Eszterhas e Éva Gárdos
Música: Nick Glennie-Smith
Fotografia: Buda Gulyás, János Vecsernyés
Elenco: Iván Fenyö, Kata Dobó, Sándor Csányi
O time húngaro de 1956 - Melbourne
Agressão ao jogador húngaro é 1ª página

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner