Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 9 de maio de 2009

Balzac

Balzac * *
(1999) 240 min (14 anos)



França - Honoré de Balzac (1799-1850), autor da "Comédia Humana", teve uma vida intensa e dramática. Foi excessivo na comida, na imaginação fértil, no amor às palavras, às mulheres e aos belos objetos. Pelo desregramento viu-se arruinado . Aos 29 anos já devia 100.000 francos. Sentiu-se desprezado pela mãe exigente desde cedo. Ficou interno dos 8 aos 12 anos no Collège des Orattoriens, em Vendôme. Nesse período, Charlotte-Laure foi visitá-lo 2 vezes. Na segunda visita negou-lhe um beijo por ser o 32º na turma de 34 alunos. (Secretamente, ele devorava os livros da biblioteca de forma tão obsessiva que teve um esgotamento).

Esta série feita para a televisão francesa conta com o vigor de Gérard Depardieu para recriar um Balzac apaixonado pela vida, terno com as mulheres, consumido pelo fervor com que pesquisava e criava seus personagens. Ao escrever, nada ou ninguém mais importava, trocando o dia pela noite. Frequentemente precisava fugir do implacável Maitre Plissoud, que confiscava-lhe os bens e queria colocá-lo na prisão por dívidas. Protegido inicialmente por Mme de Berny, amigo de Victor Hugo, desprezado pelos críticos, Balzac tornou-se um dos escritores mais amados pelos franceses, que se sentiram retratados com carinho em seus vícios e virtudes e retribuíram com afeto. Virna Lisi interpreta uma encantadora e comovente Madame de Berny. Que linda senhora ela se tornou!

Para quem quiser ler alguns dos romances de Honoré de Balzac, recomendo meus favoritos: "Eugénie Grandet" e "Le Père Goriot".

Diretor: Josée Dayan
Roteiro: Didier Decoin
Música: Bruno Coulais
Fotografia: Willy Stassen
Elenco: Gérard Depardieu, Jeanne Moreau,Virna Lisi, Fanny Ardant, Katja Riemann, Claude Rich, Gert Voss, Pascal Vannson.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner