Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 13 de junho de 2009

Entre o Bem e o Mal

Adams Aebler *
Adam's Apples
(2005) 93 min (16 anos)



"O demônio tem muitas caras, e é difícil distingui-las, e ainda mais difícil escolher entre os lados"

Dinamarca - Céu de verão, um campo dourado, um ônibus aparece na estrada e para. Um homem de cabeça raspada desce, olha para os lados e joga ao chão a sacola. Close na suástica em seu braço direito. Pega um canivete, abre, e risca a pintura lateral do ônibus que se vai. Esse é Adam. Logo depois chega o pastor Ivan Fjeldsted, que se desculpa pelo atraso. Sua acolhida simpática é recebida com grosseria, mas ele não parece se importar.

Nas 12 semanas seguintes, o neo-nazista prestará serviços comunitários na paróquia, em companhia do gorducho cleptomaníaco Gunnar e Khalid, um muçulmano assaltante de postos de gasolina. Já dentro do carro, ao som de "How Deep is your Love" (Bee Gee's), Adam se prepara para resistir à bondade de Ivan, que ele tentará destruir com afinco. Os dois homens representam os caminhos extremos que tomamos entre o bem e o mal.


Na paróquia, Ivan insiste que Adam escolha um projeto para sua reabilitação. Pressionado, ele diz que fará um bolo de maçã. Muitos obstáculos se porão nesse caminho. Sabe o ritmo dos filmes escandinavos? Lento, tranquilo? Pois é, "Entre o Bem e o Mal" é assim, mas com pitadas de humor, dinamarquês, é claro. Ivan parece saído do Livro de Jó, atraindo todo tipo de desgraças e vendo-as como desafios do diabo, que ele deve vencer com serenidade e fé no Senhor.

Diretor: Anders Thomas Jenzen
Roteiro: Anders Thomas Jenzen
Música: Jeppe Kaas
Fotografia: Sebastian Blenkov
Elenco: Ulrich Thomsen, Mads Mikkelsen, Nicolas Bro, Ali Kazim, Paprika Steen.

6 comentários:

Anônimo disse...

Excelente filme! Padre Ivan exemplo de fé e perseverança na reforma da alma.

Anônimo disse...

excelente mensagem que o filme dah .

´´Excelente filme! Padre Ivan exemplo de fé e perseverança na reforma da alma.`` [2]

Padre Ivan exatamente o tipo de pessoa que falta na sociedade atual.

Stella disse...

Pois é, caro anônimo, peço a Deus que nos dê uma fé como a do Padre Ivan, um exemplo de confiança em Deus e na capacidade de recuperação dos homens.

Anônimo disse...

parece q ninguem entendeu o filme...

Cláudio Martínez disse...

O filme não é uma temática religiosa, isso é uma leitura banal e limitada do filme. Trata de uma discussão filosofica de onde reside o bem e o mal e qual é o limiar de sua ação no homem. Todos os personagens manifestam essa luta metafísica. Excelente filme, mas não pode ser reduzido à avaliação do senso comum.

cláudio Martínez

Stella disse...

Pois é, Cláudio, a partir do momento em que abrimos os olhos pela manhã, nos deparamos com o mesmo dilema dos personagens. Mas, ainda que nosso primeiro impulso seja para um 'mau' caminho, como a vontade de descontar o mau-humor em alguém mais frágil ou íntimo, o que importa é o que efetivamente fazemos.

Valiosa vitória é substituir a palavra ríspida por um sorriso acolhedor. Uma questão de auto-disciplina e boa educação. Para quem tem Fé, Deus dá sentido a tudo, torna toda a carga mais leve.

Agradeço o comentário e apreciaria se quisesse nos explicar sobre essa discussão filosófica. Nada compreendo desses assuntos. Um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner