Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 1 de agosto de 2009

Che

Che
(2008) 131 min (12 anos)


Cuba - O diretor Steven Soderbergh dividiu a história do revolucionário Che Guevara em dois filmes. A primeira parte, "O Argentino", trata da marcha clandestina contra o ditador Fulgêncio Batista. A segunda,"Guerrilha", mostrará a luta de Che na Bolívia.

O médico argentino Ernesto Che Guevara encontrou-se com Fidel Castro no México. De lá partiram, em 26 de novembro de 1956, num barco que fazia água e levava 82 revolucionários, dos quais apenas 12 sobreviveram. Em pouco mais de dois anos, mobilizaram um exército popular e entraram triunfalmente em Havana, a 1º de janeiro de 1959.

Escondido na selva com seus companheiros, Che dava consultas aos camponeses, fazia com que os guerrilheiros analfabetos estudassem e organizava estratégias de ataque. Partindo de suas memórias, o filme mostra a imagem favorável de um idealista apaixonado que ordena fuzilamentos sem rancor no coração.

Benício del Toro (premiado no Festival de Cannes) convence como Che, desde o primeiro instante na tela. Destaco as cenas em que discursa na Assembéia das Nações Unidas e sofre um ataque de asma, enquanto foge pela selva. As filmagens foram feitas em Nova Iorque, México e Porto Rico.

Diretor: Steven Soderbergh
Roteiro: Peter Buchman, baseado nas memórias de Che Guevara
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Steven Soderbergh
Elenco: Benício del Toro, Demian Bichir, Rodrigo Santoro (como Raul Castro), Santiago Cabrera, Catalina Sandino Moreno

Um comentário:

Wanderley Teixeira disse...

Apesar de gostar muito da performance de DelToro e de diversos aspectos de Che(só assisti o primeiro), ainda acho q o trabalho de Steven Soderbergh continua frio, como em todos os seus longas, só espero q estes aspectos melhoresm no primeiro.
Tb destaco esta cena do discurso na ONU, a melhor do filme disparada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner