Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Caro Sr. Horten

O'Horten *
(2007) 90 min (14 anos)



Noruega - Odd Horten é um confiável e experiente condutor de trem, que percorre todo dia o mesmo trajeto até Bergen. Prestes a se aposentar aos 67 anos, 40 deles passados na ferrovia, o tímido Odd é homenageado pelos colegas com um jantar em Oslo e uma locomotiva de prata. No restaurante Valkyrien, ele costuma sentar-se à mesa sozinho com seu cachimbo. Em casa, apenas o passarinho azul na gaiola de madeira o aguarda. Horten leva tulipas e uvas à sorridente mãe idosa, mas ela não precisa dele. Aquela que, na juventude, foi hábil saltadora de esqui, parece já estar em outro mundo, contemplando eternamente a paisagem através da janela do quarto.

Na última viagem de Odd, sua rotina é comprometida por um atraso
e o solitário maquinista precisa considerar a vida que tem pela frente. Terá ele a audácia necessária para libertar-se de sua própria gaiola e tentar novas oportunidades? "Caro Sr. Horten" foi o candidato norueguês ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Como em outros filmes de
Bent Hamer, os temas são velhice, solidão e a coragem de se arriscar, embalados numa bela fotografia e naquele ritmo lento, econômico nas palavras, tão característicos do cinema escandinavo.


Diretor:
Bent Hamer
Roteiro: Bent Hamer
Música: John Erk Kaada
Fotografia: John
Christian Rosenlund
Elenco: Baard Owe, Espen Skjønberg, Ghita Nørby, Henny Moan, Bjørn Floberg, Kai Remlow, Per Jansen, Bjarte Hjelmeland, Tone Stern Bergersen, Peter Bredal, Einar Breian, Dag Brekke

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Esse filme foi uma grata surpresa. Com esse estilo sempre sóbrio, leve e sem pressa, o diretor nos fala sobre o aproveitar a vida através de um personagem que só descobre isso na velhice. Mas nunca é tarde, né! Incrível como um filme que tenha uma atmosfera tão melancólica possuir uma mensagem tão positiva!

Stella disse...

Seria lastimável que o sr. Horten construísse outra rotina em sua vida nova. Mas não é o que a história indica; ele parecia disposto a superar a mesmice.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner