Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Mensageiro

The Messenger *
(2009) 112 min (16 anos)



EUA - O sargento William Montgomery foi ferido numa explosão a bomba, no Iraque. Antes de dar baixa do Exército, já condecorado por ter salvo seus companheiros, ele é designado para o serviço de notificação de mortes em combate, sob a liderança do oficial Tony Stone. Sem treinamento específico em manejo de emoções, Will tem autocontrole e a coragem dos heróis, qualidades essenciais para suportar as reações dos parentes dos soldados. Uns desabam ao receber a notícia, outros reprimem os sentimentos, alguns agridem os mensageiros. Mas falta ao sargento certo distanciamento, ele mesmo carente de afeto familiar.

É importante seguir o protocolo e evitar envolver-se. Isso fica mais difícil depois que William conhece Olivia Pitterson. A jovem mãe viúva demonstra qualidades que o sensibilizam. "O Mensageiro" é um filme emocionante, com toques de leveza e humor, introduzidos pelo personagem de Woody Harrelson. Se as famílias sofrem pela perda de pessoas amadas, os dois mensageiros sofrem porque ainda não encontraram um amor que dê sentido à vida. Esse é o primeiro filme do diretor Oren Moverman, ex-combatente no exército de Israel.

Nos créditos finais, Willie Nelson canta ao violão uma versão resumida de "Home on the Range", música de cowboy de autor incerto. Quando termina a melodia, só permanecem os sons familiares de uma vizinhança de subúrbio: o canto de passarinhos, vozes e risadas de crianças, cachorros latindo, um carro ou outro passando. Tudo tão comum e tão difícel de harmonizar com os sentimentos atuais dos ex-combatentes, estranhos aos hábitos simples da vida cotidiana. Abaixo segue a letra da música, que exalta o contato com a natureza, e que Tony e William cantam juntos na volta de uma pescaria.

Home on the Range

Oh give me a home where the buffalo roamWhere the deer and the antelope play
Where seldom is heard a discouraging wordAnd the skies are not cloudy all day

Home home on the range

Where the deer and the antelope playWhere seldom is heard a discouraging wordAnd the skies are not cloudy all day

How often at night when the heavens are bright
With the light from the glittering starsHave I stood there amazed and asked as I gazedIf their glory exceeds that of ours

Home home on the rangeWhere the deer and the antelope playWhere seldom is heard a discouraging wordAnd the skies are not cloudy all day bis



Diretor: Oren Moverman
Roteiro: Alessandro Camon & Oren Moverman
Música: Nathan Larson
Fotografia: Bobby Bukowski
Elenco: Ben Foster, Woody Harrelson, Samantha Morton, Jena Malone, Steve Buscemi, Eamonn Walker, Lisa Joyce, Yaya DaCosta, Portia

5 comentários:

Bruno Cunha disse...

Mostra outra vertente da guerra, muito bom!

Abraço
Cinema as my World

Stella disse...

Sempre prefiro essa vertente, Bruno. Mais de um minuto de tiroteio me deixa entediada! ;-)

Dora disse...

Gostei mas foi pena ele passar completamente despercebido pelas salas portuguesas.

Rafael Carvalho disse...

Assistir ao filme é realmente bastante duro, várias vezes fui às lágrimas porque dar a notícia de morte de alguém próximo é muito doloroso, e todas essas cenas contam com uma tensão incrível, muito bem filmadas. E acho a perspectiva humana do filme muito interessante, porque mesmo aqueles soldados não parecem ter estrutura emocional para realizar tal tarefa, principalmente o personagem do Ben Foster.

Mas quem mais me impressiona no filme é Samantha Morton, dano de uma personagem difícil e complexa. Para mim, é uma das grandes atuações coadjuvantes do ano.

Pena que o filme cai um pouco em determinados momentos, como quando os dois personagens saem em bebedeira. Quebra bastante a sutileza de antes. Mas continua um ótimo filme.

Stella disse...

Rafael, assino em baixo de cada parágrafo do seu comentário. Achei que as saídas para beber se alongaram um pouco, mas como você disse, "continua um ótimo filme".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner