Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Procurando Elly

Darbareye Elly *
About Elly
(2009) 104 min (12 anos)

























 Irã - Um grupo de amigos se diverte durante a viagem de fim-de-semana às margens do mar Cáspio.  São 3 casais, dois jovens solteiros e três crianças.  Sepideh, uma das senhoras casadas, pretende unir o amigo Ahmad com Elly, a professora de sua filha na creche.  Ahmad mora na Alemanha,  acabou de se separar e quer recomeçar a vida ao lado de uma iraniana. 

Elly parece a candidata perfeita, educada, gentil, prestativa e alegre.  O grupo está animado até que Elly desaparece.  Aí o clima fica pesado e acusações brotam entre os amigos.  A cada momento as idéias mudam.  Elly morreu?  Partiu sem avisar?  Foi sequestrada?  A dúvida tortura os adultos e decisões precisam ser tomadas.  Quem vai avisar a família?

A câmera do diretor Asghar Farhadi é nervosa, especialmente durante a viagem de carro e as buscas no mar pelo corpo de Elly.  Adicionando a dificuldade inicial de identificar cada uma das mulheres, já que todas usam lenços cobrindo os cabelos, esse filme me deixou tensa! 'Procurando Elly' pouco se assemelha às produções de países islâmicos que já tenha visto.  Os personagens não rezam em direção a Mecca 5 vezes ao dia, estão animados e pertencem a uma classe média confortável.  Em 'Persépolis' talvez se encaixassem bem.  Sepideh e Elly poderiam ser amigas de Marjane Satrapi.  O filme de Asghar Farhadi foi o vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 2009.

Taraneh Alidoosti como Elly








  


Diretor: Asghar Farhadi
Roteiro: Asghar Farhadi, baseado em história de Asghar Farhadi, Azad Jafarian
Musica: Andrea Bauer
Fotografia: Hossein Djafarian
Elenco: Golshifteh Frahani, Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti, Merila Zarei, Mani Haghighi, Peyman Moaadi, Ahmad Mehranfar, Saber Abbar, Ra´na Azadivr
Distribuidora: Imovision

3 comentários:

Gustavo disse...

Depois que Farhadi ganhou aquele prêmio importante (Urso de Ouro em Berlim, foi?) por seu mais novo filme, passei a procurar sua filmografia anterior, e pelo visto ELLY era, até então, seu filme mais famoso. Não sabia que a premissa era tão interessante. Sem dúvida, vou tentar assistir, até para entrar em contato com o cinema iraniano.

Stella disse...

Gustavo, será que encontraremos os outros filmes de Farhadi nas locadoras? Fiquei curiosa, os enredos parecem muito interessantes.

Gustavo disse...

Acho duvidoso... Duvido que tenha esse tipo de filme em boa parte das locadoras...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner