Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trabalho Interno

Inside Job * *
(2010) 109 min (10 anos)

Por que os engenheiros financeiros devem ganhar de 4 a 100 vezes mais do que os engenheiros convencionais? Engenheiros convencionais constroem poentes. Engenheiros financeiros constroem sonhos. E quando esses sonhos viram pesadelo, os outros é que pagam a conta.

EUA - A Grande Depressão de 1929 durou 10 anos e o desemprego atingiu 25%.  Durante os 45 anos que se seguiram, não houve crise financeira alguma nos Estados Unidos.  O principal motivo para isso foi a indústria de serviços financeiros ter sido regulamentada. Mas essas regulamentações começaram a ser removidas progressivamente nos anos 80. Aí começaram os problemas.

'Trabalho Interno' faz uma análise abrangente sobre a verdade dos fatos por trás da crise econômica de 2008 - o colapso financeiro global que custou mais de US$ 20 trilhões e levou milhões de pessoas a perderem seus empregos e casas. Através de uma pesquisa exaustiva e entrevistas com especialistas da área, políticos, jornalistas e acadêmicos, o filme traça a ascenção de uma indústria nociva que corrompeu figuras chaves para aumentar sua capacidade de enriquecimento.  Através de filmagens de arquivo e entrevistas, revelam-se os vínculos corrosivos entre o mercado financeiro, as instituições federais que deveriam regulamentá-lo, acadêmicos e membros do Congresso americano.  Num mundo globalizado, ninguém escapou das consequências, nem mesmo as economias estáveis de países desenvolvidos.

O documentário de Charles Ferguson é importante, lança alguma luz sobre o surto de ganância, irresponsabilidade e omissão que se apropriou do mercado financeiro nas últimas décadas.  Formatado numa edição agradável, embalado numa bela fotografia, procura tornar compreensível um assunto árido, que poucos de nós chega a entender.  Ainda vou pesquisar mais sobre os tais 'mercados de derivativos', pois não é conceito que pertença ao meu mundo.  Mas ficou bem claro que ninguém foi punido, que bilhões de dólares foram desviados para as contas dos executivos responsáveis pelo caos e que vários deles estão assessorando o atual governo americano.  Aprender com o erro alheio é sabedoria.

Diretor: Charles Ferguson
Roteiro: Charles Ferguson, Adam Bolt, Chad Beck
Musica: Alex Heffes
Fotogafia: Svetlana Cvetko & Kalyanee Mam
Pesquisa: Kalyanee Mam
Narrador: Matt Damon
Elenco (em entrevistas ou imagens de arquivo): Christine Lagarde, Alan Greenspan, Paul Volcker, Barack Obama, Bill Clinton, George W. Bush, Larry Summers, Ben Bernanke, Satyajit Das, Timothy Geithner, Frederic Mishkin, Paul Volcker, Dominique Strausse-Kahn, Charles Morris, Nouriel Roubini, Eliot Spitzer
Distribuidora: Sony Pictures Home Entertaiment

2 comentários:

Anônimo disse...

Filme fantástico!!!

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Stella disse...

E um vislumbre no mundo enigmático das finanças. Muito útil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner