Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 12 de novembro de 2011

Minhas Tardes com Margueritte

La Tête en Friche *
(2010) 78 min (12 anos)

França - Já na meia-idade, Germain Chazes ainda mora na pequena cidade em que nasceu. Aí planta verduras, faz serviços variados, observa os pombos no parque e frequenta o bar, onde costuma jogar com colegas, que se divertem debochando de sua simplicidade. Ocasionalmente encontra-se com a jovem Annette, bela motorista de ônibus a quem ele trata sem qualquer deferência. Quase analfabeto, meio bronco, desconhece a identidade do pai e se relaciona mal com a mãe, pessoa arisca de temperamento difícil. 

Quando nada mais espera da vida, numa tarde em que passeava no parque, Germain encontra Margueritte Van de Veld, uma senhora de 95 anos, meiga e sorridente, mulher culta que ama os livros. A delicadeza da anciã e a leitura de passagens selecionadas de 'A Peste', de Albert Camus, expandem o universo do homem simplório de bom coração. Ele descobre as palavras, a poesia, o afeto; sua sensibilidade é despertada, ele se apaixona pelos mundos maravilhosos que vivem nas páginas dos bons livros. Os amigos inicialmente não compreendem nada, pois Germain não bebe mais e começa a falar palavras estranhas. Ele foi encantado pela magia da literatura e do respeito. 

Minhas Tardes com Margueritte é um filme agradável, daqueles que repousam o espírito. Gérard Dépardieu e Gisèle Casadesus estão esplêndidos, atuando com total naturalidade e emoção. A atriz completou 97 anos em 14 de junho. São muito bonitas as palavras que arrematam a história, como um poema de Germain para Margueritte.
Annette e Germain



Curiosidade:
* O filme foi rodado na cidade de Pons, em Charante-Maritime

Diretor: Jean Becker
Roteiro: Jean Becker, Jean-Loup Dabadie, baseado no livro de Marie-Sabine Roger, 'La Tête en Friche'
Musica: Laurent Voulzy
Fotografia: Arthur Cloquet
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Sophie Guillemin, Claire Maurier, Maurane, Jean-François Stévenin, Anne Le Guernec, Lyès Salem, Amandine Chauveau, Florian Yven
Distribuidora: Imovision

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Adoro filmes com velhinhas e já faz certo tempo que fiquei curioso com esse "Minhas Tardes com Margueritte" e o teu texto só aumentou a minha vontade =)

Stella disse...

Margueritte é uma velhinha adorável, Matheus, você vai gostar dela. ;-) Esperei tanto esse filme que fiquei com medo de me decepcionar. Talvez ele mereça até mais uma estrelinha...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner