Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Tempos de Paz

Tempos de Paz
(2009) 81 min (12 anos)

Brasil - No final da 2ª Guerra Mundial, o governo de Getúlio Vargas acaba de soltar os presos políticos e a polícia está se adaptando aos novos tempos. No mesmo período, muitos imigrantes europeus desembarcam no cais 22 do porto do Rio de Janeiro. Sofridos, tendo perdido família, casa e pátria, querem recomeçar a vida. No dia 18 de abril de 1945, o ator polonês Clausewitz é separado da fila e interrogado pelo agente da alfândega Segismundo. O ex-torturador da polícia política do presidente Vargas suspeita que o ator seja um fugitivo nazista e exige que interprete uma cena dramática que o faça chorar, ou será embarcado de volta para a Europa.

"Com uma cenografia impecável e uma dupla de atores centrais em perfeito entrosamento e de timing artístico incontestável, o filme tem momentos interessantíssimos, embora o hermetismo do texto fique melhor para o meio para qual foi escrito.A força das palavras de Clausewitz perde um pouco do impacto, pois o cinema tem uma linguagem visual completamente diferente do teatro."
(Ricardo Pinto em Cinema em Cena)

Bonitas as filmagens de arquivo na abertura do filme e a homenagem final pela colaboração na construção do Brasil dos imigrantes Paulo Ronai, Otto Maria Carpeaux, Ziembinski "e (a) tantos outros que a guerra tornou brasileiros".


Diretor: Daniel Filho
Roteiro: Bosco Brasil
Música: Egberto Gismonti
Fotografia: Tuca Moraes
Elenco: Tony Ramos, Dan Stulbach, Louise Cardoso, Ailton Graça

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stella disse...

Patrícia, tenho uma fila de 6 filmes desconhecidos na prateleira, que já estão me encarando há alguns dias.

E a lista de presentes de Natal não avança. Socorro! Tempo é mercadoria escassa no final do ano. ;-) Um beijo,
s.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stella disse...

Parabéns pela sua filha, Patrícia!

Amanhã vou à luta, quer dizer, compras; espero resolver pelo menos metade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner