Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Almoço em Agosto

Pranzo di Ferragosto *
(2008) 75 min (10 anos)


Feliz Ferragosto!

Italia - Dia 15 de agosto os italianos comemoram a subida de Nossa Senhora ao céu, em corpo e alma. O Ferragosto, como eles chamam esse feriado, é uma época de calor e ponto de partida para as férias. Gianni é um homem solteiro de meia idade que mora em Roma com Valéria, a mãe viúva. Eles estão em dificuldades financeiras e devem dinheiro ao condomínio do edifício. O síndico Luigi quer viajar e faz uma proposta a Gianni: ficar com sua mãe por dois dias, em troca do perdão de algumas contas. O médico da família também aproveita e deixa a progenitora. Quando se dá conta, Gianni está rodeado por quatro senhoras idosas, com diferentes personalidades. Ele faz as compras, cozinha e tenta reuni-las em volta da mesa.

"Almoço em Agosto" combina com o clima de Natal. A história simples mostra a vantagem de se estar aberto para acolher as pessoas que precisam. E isso geralmente redunda num bem maior para quem está disposto a ajudar o próximo. A tarefa de Gianni é facilitada pelo temperamento conciliador e gentil de Grazia e Maria. Já Valéria e Marina são caprichosas e dão um pouquinho mais de trabalho. O filme segue o ritmo mais lento do cinema italiano antigo e cria um ambiente agradável, valorizando a importância da camaradagem, dos vínculos familiares e de amizade, para dinamizar a vida.

O diretor e roteirista viveu muitos anos com sua própria mãe no apartamento de Roma em que o filme foi gravado. "Almoço em Agosto" não mostra paisagens romanas. O Coliseu é entrevisto por alguns segundos num passeio de lambreta. Nem quando há comentários elogiosos sobre a vista ela é revelada. O interesse está todo centrado no relacionamento humano, especialmente nos cuidados dos filhos italianos com a mamma!

Diretor: Gianni Di Gregorio
Roteiro: Gianni Di Gregorio, baseado em história de Gianni Di Gregorio e Simone Riccardini
Música: Ratchev & Carratelo
Fotografia: Gian Enrico Bianchi
Elenco: Gianni Di Gregorio, Valeria Di Franciscis, Marina Cacciotti, Maria Calì, Grazia Cesarini Sforza, Alfonso Santagata, Luigi Marchetti, Marcello Ottolenghi

Feliz Natal!

2 comentários:

Red Dust disse...

Olá!!!!!

Gostava de te propor um pequeno desafio cinéfilo, a incluir numa rubrica que iniciarei, em breve, n’Os Filmes.

Envia-me o teu endereço de e-mail para blogueosfilmes@gmail.com

Muito obrigado!!!!!

Boas Festas!!!!!

Stella disse...

Feliz Ano Novo, Red! Já te enviei meu e-mail. Um abraço,
s.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner