Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 13 de novembro de 2010

Um Anjo em Minha Mesa

An Angel at My Table - Trilogy * *
(1990) 158 min (16 anos)



'Não receies mais o calor do sol ou a fúria das tempestades invernais agora que se cumpriu a tua missão mundana.'

Nova Zelandia - A escritora Janet Paterson Frame (1924-2004) nasceu em Dunedin, a mais antiga cidade neozelandesa. É autora de romances, contos, poesia e três autobiografias, nas quais se baseia este filme da diretora Jane Campion. A história de vida da escritora levou-a de uma infância pobre mas feliz, ao lado de seus pais e irmãos, à internação por oito anos numa clínica de doentes mentais. Sua timidez, fobia social ou desejo de privacidade foram confundidos pelos médicos de Seacliff com esquizofrenia.


Seacliff Lunatic Asylum

Depois de tomar mais de 200 choques elétricos, escapou por pouco de uma lobotomia. O prêmio Hubert Church pelo livro de contos "A Lagoa" (Lagoon) valeu-lhe a liberdade. A vida de Janet recomeça a partir daí. Que alívio sentimos, ela e eu, quando o terapeuta lhe diz que está livre para recusar os convites sociais que não deseje aceitar!

A primeira parte de 'Um Anjo em Minha Mesa' se passa numa paisagem verde onde Nini, uma menina gorducha de cabelos vermelhos encaracolados lia, estudava e brincava com outras crianças, enquanto ovelhas saltavam pelos campos. A caracterização dos personagens nesta fase da vida de Janet Frame, o enquadramento e a escolha de luzes quentes me lembraram os encantadores quadros do pintor e ilustrador americano Norman Rockwell. Como sempre, o trabalho do diretor de fotografia Stuart Dryburgh é magnífico. Ele usou tons mais frios para apresentar a fase desesperadora da crise e internação em Seacliff. O filme interessa não só aos que conhecem os livros da escritora ou apreciam os filmes da diretora neozelandesa, mas a todos os que se comovem assistindo ao relato de uma história de vida muito dramática e bem contada.

Numa entrevista para o jornal ingles The Guardian, Jane Campion lembra seus encontros com a solitária escritora. 'Um Anjo em Minha Mesa' ganhou prêmios nos festivais de Veneza e Toronto, além de ser considerado Melhor Filme Estrangeiro pela Associação de Críticos de Chicago e pelo Independent Spirit Award.


Janet Frame com as três atrizes que a interpretam

Diretora: Jane Campion
Roteiro: Laura Jones, baseado nas autobiografias de Janet Frame: To the Is-Land, An Angel at My Table e The Envoy from Mirror City
Música: Don McGlashan
Fotografia: Stuart Dryburgh
Elenco: Kerry Fox, Alexia Keogh, Karen Fergusson, Iris Churn, Kevin J. Wilson, Jessie Mune, Melina Bernecker, Ailene Herring, Francesca Collins,
Distribuidora: Lume Filmes

2 comentários:

E e J disse...

Filmes que alegram o coração...

Stella disse...

Realmente E e J, mesmo relatando uma vida de sofrimentos, 'Um Anjo em Minha Mesa' não é nada deprimente. Esses dramas que mantem a leveza, a esperança, para mim, são os melhores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner