Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Hotel Ruanda

Hotel Rwanda * *
(2004) 121 min (14 anos)

Ruanda - Em 1994, o país africano estava dividido entre a maioria hutu e a minoria tutsi.  Favorecidos pelos colonizadores belgas durante anos, os tutsis viram-se acuados pela guerrilha hutu quando os europeus deixaram Ruanda.  Veiculando mensagens de ódio pela rádio, grupos de homens armados de facão percorriam as ruas, vasculhavam as casas, eliminando "as baratas", como eles chamavam os tutsis.  

No sofisticado "Hôtel des Mille Collines", de propriedade do grupo belga Sabena, o gerente Paul Rusesabagina mantém um oásis de eficiência, conforto e tranquílidade.  Casado com uma tutsi, pai de 3 crianças, ele mesmo é da etnia hutu.  Quando a situação em Kigali torna-se crítica, depois de uma primeira hesitação, Paul usa toda sua diplomacia para abrigar e salvar do genocídio mais de 1200 adultos e crianças. 

'Hotel Ruanda' editou um pouco a vida pessoal de Paul Rusesabagina e evita mostrar toda a crueza dos ataques da milícia hutu Interahamwe.  Atualmente Paul mora em Bruxelas com a esposa Tatiana, três filhos e duas sobrinhas adotadas.  Paul salvou tutsis e hutus moderados sendo um bom gerente de hotel.  Por isso escolhi esse filme para abrir o marcador HOTEL no By Star Filmes, atendendo ao pedido de duas simpáticas hoteleiras.  Em momentos de crise, manter a calma e a rotina funcionando também é uma forma de heroísmo.

As atuações de Don Cheadle e Sophie Okonedo, como o casal  Rusesabagina, são emocionantes e mereciam mais do que apenas indicações ao Oscar, mas foram reconhecidas em outras premiações.

Curiosidades:
Paul e Tatiana Rusesabagina, ao lado de Don Cheadle
* O verdadeiro Hôtel des Mille Collines não aparece no filme, que foi gravado principalmente na África do Sul.

* Em apenas três meses, um milhão de pessoas foram assassinadas em Ruanda.

* O roteirista passou um ano escrevendo o primeiro esboço do roteiro.  Durante o processo, ele entrou em contato com a Embaixada de Ruanda em Washington, DC.  A mulher que atendeu o telefone era uma sobrevivente que ficou no Hôtel des Mille Collines.

* Em 2003, o diretor Terry George visitou Ruanda na companhia de Paul Rusesabagina.  Foram encontrar sobreviventes, ouvir suas histórias e procurar entender as causas que levaram ao genocídio.

História de um Massacre (Shake Hands with the Devil), dirigido por Roger Spottiswoode, explica didaticamente a gênese do conflito, tendo como personagem principal  o general canadense Romeo Dallaire, enviado pela ONU a Ruanda.  O general devia evitar o conflito sem tomar partido.  Missão quase impossível para um ser humano sensível.

Diretor: Terry George
Roteiro: Keir Pearson & Terry George
Musica: Andrea Guerra
Fotografia: Robert Fraisser
Elenco: Don Cheadle, Sophie Okonedo, Nick Nolte, Joaquin Phoenix, Desmond Dube, Hakeem Kae-Kazim, Cara Seymour, Jean Reno, Tony Kgoroge, Leleti Khumalo
Distribuidora: Imagem Filmes

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse filme é fantástico!

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Gustavo disse...

Não achei esse filme especialmente memorável, mas ao menos o fato de ele ter sido feito já tirou muitas pessoas (como eu) da ignorância em relação aos fatos narrados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner