Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

César Deve Morrer

Cesare Deve Morire *
(2012) 74 min (Livre)

Italia - Os internos de Rebibbia, prisão de segurança máxima de Roma, encenaram a peça "Julio Cesar" de William Shakespeare no palco da instituição penal. Graças ao registro dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, chegam até nós os ensaios, a escolha do elenco e todo o trabalho de produção desta atividade cultural. 

Os presidiários mantiveram o sotaque de suas regiões de origem e, em suas vestes e cenário despojado, conseguem transmitir a universalidade do texto do dramaturgo inglês. Consequência da paixão com que os atores se envolvem na trama, "Cesar Deve Morrer" ressalta a importância da arte para o crescimento do indivíduo e a integração dos presidiários à sociedade. 

Quando uma obra de arte consegue atingir a emoção, ilumina recantos da alma que a razão por vezes não alcança, e pode abrir uma brecha na carapaça dos maus hábitos adquiridos, possibilitando a transformação da pessoa. Sobretudo num país com sede de educação, como o nosso, não podem faltar o estímulo à leitura de bons livros e a apreciação de todas as coisas belas que o ser humano já produziu. É nossa melhor chance de um verdadeiro progresso.

Curiosidades:
* "Em média, 65% dos presos italianos voltam a cometer crimes depois de soltos, mas para os que fizeram teatro na prisão, não há quase nenhum caso" (Fabio Cavalli)

* Salvatore Striano cumpriu oito anos em Rebibbia. Depois de liberto, atuou em quatro filmes, só retornando à prisão para fazer o papel de Brutus.

* Os irmãos Taviani ouviram sobre o projeto de atuação dos prisioneiros, entraram em contato com o diretor Fabio Cavalli, sugeriram a peça de Shakespeare e gravaram toda a experiência. (imdb)
Paollo e Vittorio Taviani

Diretores: Paolo e Vittorio Taviani
Roteiro: Paolo e Vittorio Taviani, baseado na peça "Julius Caesar", de William Shakespeare.
Musica: Giuliano Taviani, Carmelo Travia
Fotografia: Simone Zampagne
Elenco: Cosimo Rega (Cassio), Salvatore Striano (Bruto), Giovanni Arcuri (Cesare), Antonio Frasca (Marcantonio), Juan Dario Bonetti (Decio), Vincenzo Gallo (Lucio), Rosario Majorana (Metello), Francesco De Masi (Trebonio), Gennaro Solito (Cinna), Vittorio Parrella (Casca), Pasquale Crapetti (legionario), Francesco Carusone (indovino), Fabio Cavalli (diretor do teatro), Maurilio Giaffreda (Ottavio)
Distribuidora: Europa Filmes



*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

bruno knott disse...

Muito bom este Cesar Deve Morrer, surpreendente até, eu diria.

O último parágrafo do teu texto acho que resume muito bem a essência do filme.

Stella disse...

Obrigada, Bruno, acrescentei um comentário do diretor do teatro a respeito dos efeitos das encenações na recuperação dos internos. Acho que é um dado importante. Um abraço, e bom fim de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner