Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 16 de junho de 2013

Os Miseráveis

Les Misérables * *
(2012) 158 min (14 anos)

França, 1815 - Jean Valjean, o prisioneiro de número 24601, é colocado em liberdade condicional depois de passar 19 anos na cadeia. Seu crime foi ter roubado um pão para saciar a fome do sobrinho pequeno, agravado por diversas tentativas de fuga. Jean Valjean deverá carregar para sempre um documento amarelo onde estará registrado que é um ex-condenado perigoso.

Ameaçado pelo severo guarda Javert e rejeitado por todos que examinam sua carta de identificação, Jean Valjean só recebe ajuda do bispo da cidade de Digne. O sacerdote oferece comida e abrigo ao faminto ex-prisioneiro. Mas durante a noite Jean Valjean foge com objetos de prata da casa episcopal e é capturado pela polícia. Para sua surpresa, o bispo não o denuncia, afirmando que a prataria foi um presente e que ele esqueceu o mais importante, dois valiosos candelabros.

Valjean fez bom uso desta generosidade, deixou de lado a mágoa pelo tratamento cruel e abraçou o projeto de tornar-se um homem bom. Adotou o nome de Monsieur Madeleine, começando um empreendimento que deu certo.  Na sua empresa trabalha Fantine, uma jovem esforçada que entrega todo o salário ao casal que cuida de sua filha Cosette. Desgraçadamente, o encarregado da fábrica despede Fantine e o destino coloca a pequena Cosette sob a proteção do regenerado empresário.

Jean Valjean e o bispo de Digne
Baseado no romance de Victor Hugo, a história de "Os Miseráveis" abrange tanto os que carecem do pão de cada dia, quanto os encarcerados, ou o casal Thenardier, dois espertalhões que não perdem a oportunidade de enganar o próximo, e até o policial Javert, vítima da dureza do próprio coração. Contudo, mesmo a criatura mais pecadora tem salvação, por isso o bispo preferiu confiar em Jean Valjean e acreditar em sua capacidade de mudança.

Se você assistiu ao musical na Broadway ou em Londres, não procure comparações ou vai deixar de aproveitar o que o filme de Tom Hooper tem de positivo. A escolha de ótimos atores como protagonistas - Hugh Jackman e Anne Hathaway - enfatizou a carga dramática do enredo. Entre meus intérpretes favoritos estão as crianças, Gavroche e a Cosette pequena, além do casal romântico Amanda Seyfried (Cosette adulta) e Eddie Redmayne (Marius), que brilham no quesito voz e afinação. A atual versão de "Os Miseráveis" acrescenta um belo cenário e uma eficiente reconstituição de época ao romance de Victor Hugo. O DVD já está à venda por R$ 39,90. O blu-ray traz extras interessantes. Para pesquisar o preço, clique aqui.

a cidade de Digne
Curiosidade:
* O Bispo de Digne é interpretado por Colm Wilkinson, que foi o primeiro Jean Valjean nas apresentações de "Os Miseráveis" em Londres e Nova Iorque.

* Muitos artistas do competente elenco de apoio são cantores que trabalharam nas produções do musical em Londres e Nova Iorque.

Diretor: Tom Hooper
Roteiro: William Nicholson & Alain Boublil e Claude-Michel Schönberg & Herbert Kretzmer, baseado no romance "Les Misérables" (1862), de Victor Hugo
Musica: Claude-Michel Schönberg
Fotografia: Danny Cohen (O Discurso do Rei)
Elenco: Hugh Jackman, Anne Hathaway, Russell Crowe, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne, Colm Wilkinson, Samantha Barks, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen, Aaron Tveit, Daniel Huttlestone, Isabelle Allen
Distribuidora: Universal

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Acho que esse filme foi vítima de uma implicação desnecessária por dois motivos: a) é dirigido por Tom Hooper (o povo ainda o culpa por... ter vencido um Oscar!); e b) por ser um musical completamente fora dos padrões (não gosta de produções inteiramente cantadas? então não assista, ora!). Pena que não souberam aproveitar o que existe de bom nesse filme. Para mim, foi um grande espetáculo que me emocionou várias vezes!

Stella disse...

O filme também me emocionou muitíssimo, Matheus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner