Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Memorias do Subdesenvolvimento

Memorias del Subdesarrollo * *
(1968) 97 min (14 anos) PB



Cuba, início dos anos 60 - Sérgio está sózinho em Havana. Seus pais e a ex-mulher partiram para os EUA, como tantos outros. Por que Sérgio fica? Só para escrever um livro? Seu olhar é tão distanciado sobre as pessoas, os acontecimentos e a paisagem, que perscruta com uma luneta da janela do apartamento moderno! Não é uma personalidade cativante; pelo contrário. Sua afinidade foi com uma namorada da juventude, que também partiu. Pensava encontrar-se com ela, mas o pai comprou-lhe uma fábrica de móveis e Sergio foi ficando. Agora tenta educar as mulheres que escolhe pela aparência. Considera-as frívolas e parte do subdesenvolvimento que o rodeia. Admirador das pinturas modernas, cobra de Picasso uma obra prometida para Cuba e comenta:
- É fácil ser comunista em Paris.

Uma das atrações do filme é a perfeita mistura entre cenas de documentário e ficção. Assim como os tipos pitorescos capturados pela câmera em close, a visita à casa de Hemingway e a panorâmica de Havana, os carros passando à beira-mar. Edmundo Desnoes, autor do roteiro aparece como ele mesmo, como um dos conferencistas numa palestra. É um filme que não se esquece.

Diretor: Tomás Gutierrez Alea
Roteiro: Edmundo Desnoes
Música: Leo Brouwer
Fotografia: Ramón Suárez
Elenco: Sergio Corrieri, Daisy Grandos, Eslinda Nuñez.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner