Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 4 de maio de 2008

OSAMA

Osama * *
(2003) 83 min
No Afganistão, durante o regime talibã, as meninas e mulheres foram proibidas de estudar e trabalhar. Sequer podiam sair de casa sem uma companhia masculina. Música, festas e arte foram substituídas pela burca e o apedrejamento. O que fazer sem homens na família? Uma enfermeira viu o irmão ser morto na guerra contra os russos e o marido eliminado pelos extremistas. Quando o hospital em que trabalhava foi fechado, convenceu a filha de 12 anos a vestir-se como menino para exercer um ofício e ganhar algum dinheiro, para que pudessem sobreviver.

Apesar do medo, o plano funcionou até que "Osama" foi convocada pelas milícias para ser adestrada na escola dos talibãs. Aterrorizada, a menina não tinha idéia de como se comportar e temia ser desmascarada a todo momento. Há destinos piores do que a morte. A supressão da liberdade e da esperança é um deles.

Não há como ficar indiferente a essa realidade, especialmente se você é mulher e, vivendo no Ocidente, lembra que a sharia, lei islâmica, está em vigor em alguns países e submete a punições cruéis as mulheres que transgridem suas inúmeras restrições.

Esse foi o primeiro filme feito no país depois da queda do regime talibã. Todos os atores são amadores. A artista que interpreta Osama foi encontrada pelo diretor nas ruas de Kabul, quatro dias antes do início das filmagens. Marina nunca tinha ido ao cinema e não possuía TV.


Diretor: Siddiq Barmaq
Roteiro: Siddiq Barmaq
Música: Mohammad Reza Darvishi
Fotografia: Ebrahim Ghafori
Edição: Siddiq Barmaq
Elenco: Marina Golbahari, Arif Herati, Zubaida Sahar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner