Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Onda

Die Welle
(2008) 106 min (16 anos)



Alemanha - Professor de ensino médio, Rainer Wegner gosta de rock, liberdade. No início do semestre é designado para falar sobre Autocracia. Tão desestimulado quanto a turma, pois desejava abordar a Anarquia como concepção política, Wegner tem uma inspiração. Já que os alunos não compreendiam como uma sociedade idolatra um líder e se submete à ideologia totalitária, Rainer estabelece, passo a passo, as bases para a criação do grupo "A Onda", cujo lema é "força pela disciplina". O movimento ganha um nome, um símbolo, uma saudação, e camisas brancas como uniforme. Os integrantes devem ser objetivos, sentar-se com as costas eretas, apoiar o grupo. Em pouco tempo os alunos começam a propagar o poder da unidade e hostilizar os que não querem se unir a eles. Quando abre os olhos, Rainer já perdeu o controle sobre a experiência.

A idéia de "A Onda" é interessante e assustadora. Mas o trailer impressiona mais do que o próprio filme. Baseou-se no experimento "Terceira Onda" do professor Ron Jones com a turma de história de 1967, em Cubberley High School, Palo Alto, California. O professor queria mostrar o apelo do fascismo a seus alunos de História Contemporânea.

O roteiro aborda a fragilidade dos jovens sem convívio familiar significativo. O sentimento dos estudantes era de que os pais não se importavam com eles. E esse é um fator de risco em qualquer cultura ou tempo, pois precisam pertencer, se sentir capazes e valorizados. Aliás, isso vale para todos nós.

Diretor: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth, baseado no romance "The Wave", de Todd Strasser
Música: Heiko Maile
Fotografia: Torsten Breuer
Elenco: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina do Rego

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stella disse...

Querida Patrícia, obrigada!
A internet permite essas aproximações por afinidade. É muito bom. Desejo também a você e sua família um Natal santo e feliz. Um beijo,
stella

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner