Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

O Caçador de Pipas



The Kite Runner * *
(2007) 127 min (12 anos - agressão física, assassinato)

São Francisco, ano 2000 - Amir recebe os exemplares de seu primeiro romance. Esse fato coincide com um telefonema que lhe desperta lembranças de sua infância no Afeganistão. Em 1978, vivendo confortavelmente em Cabul com o pai, Amir tinha como grande amigo Hassan, filho de um empregado da casa. Os dois divertiam-se brincando, indo ao cinema, ou soltando pipas, que Hassan recuperava para o amigo. "Para você, mil vezes" - Assim era a fidelidade do corajoso hazara (uma etnia de origem persa, menosprezada por alguns afegãos), que apreciava as histórias inventadas por Amir. Um fato traumático separou os dois, deixando Amir culpado e o pequeno Hassan ainda leal. A invasão soviética em setembro de 1979 levou muitos afegãos ao exílio. Amir e o pai partiram para o Paquistão e de lá para a California.
"Tem um jeito de ser bom de novo Amir jan." Essa frase dita ao telefone por Rahim Khan, amigo do pai de Amir, leva o escritor adulto de volta ao Afeganistão, no momento mais perigoso da história: durante o domínio dos talibãs.
- "O talibã é tão ruim assim?" - pergunta Amir. -"É até pior. Não permitem que você seja humano. Proibiram até as pipas", responde Rahim. "A bondade desapareceu e não se pode escapar dos assassinatos. Sonho que as flores desabrocharão, a música tocará nas casas de chá e as pipas cortarão o céu de Cabul."
Desde a infância, Rahim tratara Amir com bondade, ouvia, lia seus escritos e encorajava. Encontrar pessoas bondosas em seu caminho foi a sorte do pequeno pashtun. Como escreveu Goethe: "Se levarmos em conta os homens tais como são, nós os faremos piores do que são. No entanto, se os tratarmos como se fossem o que deveriam ser, nós os levaremos aonde têm que ser levados."
Essa é uma história sobre reparação, amizade e perdão.

Diretor: Marc Forster
Roteiro: David Benioff, baseado em livro de Khaled Hosseini
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Roberto Schaeffer
Elenco: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Shaun Toub, Zekeria Ebrahimi, Homayoun Ershadi, Ahmad Khan Mahmoodzada.
Curiosidades:
* O Caçador de Pipas não pôde ser rodado no Afeganistão, onde ainda não foi lançado. As cenas foram gravadas na China, na fronteira entre os dois países. Os artistas que interpretaram os jovens Hassan, Amir, Sohrab e Omar, para sua segurança, foram levados com as famílias para os Emirados Árabes Unidos, para evitar que sofressem algum tipo de retaliação.
* O escritor Khaled Hosseini aparece rapidamente na cena final, no parque da California.

Um comentário:

Anônimo disse...

Temática cativante o afeto de dois jovens amigos. Interessa também por retratar a complexa realidade politico-social de um país asiático, que é a mesma de quase todos os países da região.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner