Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Choque de Classes


Confituur *
(2004) 81 min (Livre)

Bélgica, Ostende - "EMMA! EMMA!" e batidas no teto: isso é o que se escuta na pequena casa aos fundos da loja. Obesa e deitada na cama ao lado da cozinha, Gerda chama pela cunhada a todo momento. Controlada, Emma atende suas necessidades, cuida dos afazeres domésticos e prepara deliciosas geléias, que o marido degusta na calada da noite, ao pé da escada. Tuur é um sapateiro que também fabrica chaves. Casados há 50 anos, parece que se esqueceram do amor que os uniu um dia. A vila prepara uma festa para comemorar o jubileu do casal. Contrariado, o artesão resiste a colocar seu melhor terno. É o único que não está se divertindo. Saturado com a vida, ele toma uma decisão. Vai em busca de novos ares.



O Cabaré de Josée o surpreende a cada minuto. São totalmente diversas as pessoas e os hábitos que encontra neste novo ambiente exuberante. Será essa vida melhor do que a outra?



A família não esbanja demonstrações de afeto. Parece que isso é comum ao norte da Europa. Rosa, filha do casal, é a mais animada, franca e descontraída. Isoladamente, cada um a seu tempo, Emma, Gerda, Rosa, Tuur e Josée descobrem mais sobre os próprios sentimentos, capacidades e desejos para o futuro. É possível viver com alegria a rotina diária.

O título em português não diz muito sobre o filme. A versão belga, que nos levaria a chamar o filme de "Geléia", é bem mais expressiva. Provavelmente julgaram ter pouco apelo comercial. Pelo conservadorismo da comunidade, bem poderia se entitular "Conservas"! O que você acha?

Diretor: Lieven Debrauwer
Roteiro: Jaak Boon, Lieven Debrauwer
Música: Max Smeets
Fotografia: Philippe Guilbert
Elenco: Marilou Mermans, Rik van Uffelen, Marilou Mermans, Ingrid De Vos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner