Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 8 de junho de 2008

Mar de Fogo

Hidalgo * *
(2004) 136 min (12 anos) falado em inglês, árabe e sioux



As corridas de cavalo de longa distância estavam na moda por volta de 1880. Eram tão populares quanto os esportes radicais são hoje. Frank T Hopkins, um cowboy de Wyoming, começou a correr em 1886. Seu primeiro desafio foi de Galveston, Texas, até Rutland, em Vermont. Hopkins e o mustang "Hidalgo" fizeram o percurso em 30 dias. O segundo colocado chegou 2 semanas depois. Foi assim que ficaram muito conhecidos. Os pais de Frank eram um batedor da Cavalaria americana e a filha de um chefe sioux. Mestiço como o cavalo de origem espanhola, o cowboy lutou por sua preservação nas pradarias do oeste.



Quando o filme começa, Frank trabalha entregando mensagens para o Exército. É ele o encarregado de levar a ordem para o massacre dos índios em Wounded Knee. Bebendo para esquecer, passa a colaborar no Show do Oeste Selvagem de Buffalo Bill, em que Hidalgo é apresentado como o cavalo mais veloz do mundo. Contestando essa afirmação, um árabe desafia a dupla para participar do "Mar de Fogo", perigosa corrida de 3000 km pelo Deserto da Arábia. O prêmio em dinheiro justificava a travessia. Mesmo sendo considerado infiel e enfrentando preconceitos, o cowboy e seu "sunkawakan" (cachorro grande), como os eqüinos eram chamados pelos índios, vão testando seu valor junto aos puro-sangues árabes.

Curiosidades:
* Viggo Mortensen comprou o cavalo que representa Hidalgo, quando as filmagens terminaram.

* Em Montana foi gravado o final, do qual participaram 550 cavalos. As cenas do deserto foram feitas em Marrocos.

* Depois do Massacre de Wounded Knee, vemos o chefe Big Foot morto, numa postura pouco natural, com o braço esquerdo levantado do chão. De acordo com uma fotografia existente, foi exatamente essa a sua pose na hora da morte.


O verdadeiro Frank Hopkins (1865-1951) competiu até os 60 anos. Morreu aos 86 e seu corpo está enterrado no cemitério luterano "All Faiths" em Middle Village, Queens County, New York City.

Diretor: Joe Johnston
Roteiro: John Fusco
Música: James Newton Howard
Fotografia: Shelly Johnson A.S.C.
Elenco: Viggo Mortensen, Omar Sharif, Zuleikha Robinson, Louise Lombard, Saïd Taghmaoui

Um comentário:

Anônimo disse...

Apresenta cenas que lembram alguns filmes dos anos 50 e 60, com cowboy, índios e batalhões do exército ou Legião Estrangeira. Falado em 3 línguas, desperta a curiosidade de filólogos amadores. O título Hidalgo me fez supor, de imediato, tratasse de D. Quixote.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner