Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

By Star recebeu selo Master Blog


"By Star Filmes" recebeu o selo Master Blog do Wanderley Teixeira. Fiquei super feliz porque é um carinho de uma pessoa cujo trabalho admiro muito. Wanderley é o gentil autor do "Raining Frogs" http://raining-frogs.blogspot.com/. Quem entrar no recem-criado blog, sucessor do "Espaço Lumière", descobrirá que ele escreve de maneira agradável, objetiva, é bem informado e entende demais de cinema. Seguindo seu exemplo, indico outros 5 blogs para receber o selo:

Fomos ao Cinema - http://fomosaocinema.blogspot.com/
Blog de Cine - http://www.blogdecine.com/
Blog do Vinicius - http://blogdovinicius.wordpress.com/
Espaço Lumière - http://espacoolumiere.blogspot.com/
Negócios de Família - http://www.negociosdefamilia.com.br/

As regras do selo para os indicados são as seguintes:
1. Postar o selo.
2. Colocar no seu post o nome do blog que te indicou ao prêmio.
3. Escrever uma mensagem de agradecimento ao blogueiro que te indicou.
4. Abaixo do selo descrever 5 características suas.
5. Indicar o prêmio a 5 ou mais blogs para receber o selo.

domingo, 30 de agosto de 2009

Rebobine Por Favor - Uma Loucadora Muito Louca

Be Kind Rewind
(2008) 100 min (Livre)



EUA, Nova Jersey - Em Passaic, numa loja de esquina, funciona a modesta locadora "Be Kind Rewind" (Rebobine Por Favor). O imóvel está condenado pela prefeitura e a pequena empresa tem poucos clientes interessados nas fitas antigas de VHS. Um dos mais assíduos é Jerry, um mecânico desastrado e paranóico, amigo de Mike, único funcionario da locadora. Jerry acredita que seu cérebro está sendo afetado pelos raios do microondas e insiste para que os amigos usem capacetes.

Quando o proprietário Elroy Fletcher se ausenta, deixa Mike encarregado do atendimento e responsável por manter Jerry afastado. Mas o aloprado cliente não descansa. Determinado a sabotar a usina de força, leva um choque ao invadi-la, e desmagnetiza as fitas da locadora. O que fazer quando a sra. Falewicz, amiga e informante do sr. Fletcher, quer alugar os "Caça-Fantasmas" (Ghost Busters)? Para resolver o problema, a dupla resolve refilmar a comédia. O resultado é uma improvisação de 20 minutos, tendo os dois amigos como artistas e equipe técnica. A sra. Falewicz nunca viu o filme. Será que ela vai perceber?

De um lado uma grande locadora, em loja espaçosa, muitas estantes com várias cópias dos filmes americanos mais conhecidos e funcionários polidos, mas indiferentes à 7ª arte. No outro canto, loja pequena, sem programação visual, um atendente cinéfilo, poucas prateleiras onde se amontoam variedade de títulos do mundo todo, com uma fila de espera para os mais procurados. Qual seu gênero de locadora? Se você prefere uma pequena locadora de bairro, gosta de Jack Black, talvez se envolva com a história de "Rebobine Por Favor". É um filme feito por quem ama cinema, para aqueles que adoram cinema, especialmente os da década de 80.

Diretor: Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança)
Roteiro: Michel Gondry
Música: Jean-Michel Bernard
Fotografia: Ellen Kuras
Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Rarrow, Melonie Diaz, Sigourney Weaver

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Passo Suspenso da Cegonha

To Meteoro Vima Tou Pelargou *
The Suspended Step of the Stork
(1991) 136 min (14 anos)



Grécia - Durante uma inspeção à fronteira, um oficial grego mostra ao repórter de televisão uma vila em que se amontoam refugiados de várias nacionalidades, à espera de partir para 'outro lugar'. Uma linha tricolor separa o espaço entre dois países; um passo além considera-se invasão e os soldados são treinados para atirar.

Observando os rostos de turcos, albaneses e curdos nas portas dos vagões de trem, o repórter Alexandre julga reconhecer um político famoso, desaparecido há alguns anos. De volta a Atenas, procura a esposa do congressista, em busca de maiores informações. Convencido de que o atual vendedor de batatas é o político grego de outrora, o jovem retorna ao povoado para desvendar o mistério.

"O Passo Suspenso da Cegonha" reflete sobre a vida em cadência de espera dos expatriados. Os refugiados possuem um tempo em câmara lenta. Se, na cidade, a companheira de Alexandre chegava correndo do ensaio e mal olhava seu rosto, no restaurante da vila, de vestido austero e negro, Eleni mantem o rosto voltado para ele, até que a perceba. Em cima de cada mesa redonda, uma rosa vermelha solitária. A câmera mantem-se distante e paciente. Quem estiver com pressa, passe longe do filme de Theo Angelopulos. Mas talvez seja difícil resistir à oportunidade de ver Marcello Mastroianni atuando, ainda uma vez.

Diretor: Theodoros Angelopoulos
Roteiro: Theodoros Angelopoulos, Tonino Guerra, Petros Markaris, Thanassis Valtinos
Música: Eleni Karaindrou
Fotografia: Giorgos Arvanitis, Andreas Sinanos
Elenco: Marcello Mastroianni, Jeanne Moreau, Gregory Patrikareas, Ilias Logothetis, Dora Hrisikou

Eu te Amo, Cara

I Love You, Man
(2009) 104 min (14 anos)



EUA, Los Angeles - "Meses antes de se casar, Peter Klaven percebe que não tem um melhor amigo para escolher como padrinho. Passou a vida inteira de namorada em namorada e não tem aquele sentido de união entre caras numa noite de pôquer e bebedeira. Desesperado, Peter parte à caça de amigos - e encontra em Sydney Fife, por acaso, sua alma gêmea." ( do site Omelete)

Peter é arquiteto e trabalha numa corretora de imóveis, enquanto economiza para comprar um terreno para seu próprio projeto. Para realizá-lo, ele precisa vender a casa do fortíssimo Lou Ferrigno, protagonista do seriado 'O Incrível Hulk' (1978). Zooey é a noiva afetuosa, gentil, e cheia de amigas, que não guardam segredos entre si. Adiante a jovem compreenderá o valor de preservar alguma privacidade sobre os assuntos íntimos do casal.

Peter e Zooey fazem um par simpático, o que ajuda a criar imediata empatia com o filme, para compensar algumas cenas, embaraçosas quanto ao tema das conversas, ou nojentas, envolvendo vômito em jato. Numa época em que se buscam relacionamentos pela internet, Peter encontra um amigo, como a noiva, por acaso. É interessante observar sua evolução no aprendizado da amizade, que inclui ser verdadeiro sobre os próprios sentimentos. Sidney parece saber tudo, mas também tem muito a aprender.

Diretor: John Hamburg
Roteiro:
Larry Levin & John Hamburg, baseado em história de Larry Levin
Música: Theodore Shapiro
Fotografia: Lawrence Sher
Elenco: Paul Rudd, Rashida Jones, Jason Segel, Lou Ferrigno, J.K Simmons, Andy Samberg, Jaime Pressly, Jon Favreau

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Bustin' Down the Door

Bustin' Down the Door - As Lendas do Surf * * *
(2008) 96 min (Livre)



Havaí - Na década de 70, um grupo de surfistas da África do Sul e da Austrália chegou ao Havaí. Sem patrocínio, dormindo num canto sobre qualquer colchão, levando um lanche para passar o dia no mar, pegavam todas as ondas em North Shore. Eles tiveram o sonho de viver do surf, profissionalizando o esporte.

Nas competições havia poucas vagas para os de fora, mesmo assim os australianos permaneceram unidos, enquanto "arrombavam a porta". Seguindo o exemplo de Muhammad Ali, deram entrevistas em que se promoviam e faziam pouco dos surfistas locais. O resultado foi muita pancadaria. Mais humildes, depois de uma reunião pacificadora, retomaram o processo inexorável de divulgação do surf, que, graças a esses heróis das ondas, transformou-se numa cultura e numa indústria de bilhões de dólares.

Um dos grandes momentos de "Bustin' Down the Door" é ver os ágeis senhores Shaun Tomson, Mark Richards e Wayne 'Rabbit' Bartholomew, com suas pranchas debaixo do braço, rumarem para a praia, se lançando ao mar, ávidos por deslizarem sobre as ondas. O editor Danny Bresnick emendou perfeitamente cenas do presente em filmagens do passado. Espetacular!


Diretor: Jeremy Gosch
Roteiro: Jeremy Gosch, Monika Gosch, Phil Jarratt, Robert Traill
Música: Stuart Michael Thomas
Fotografia: Gary Rohan
Narrador: Edward Norton
Elenco: Wayne Bartholomew, Ian Cairns, Tom Curren, Mark Richards, Shaun Tomson, Peter Townend.
Distribuidora: PlayArte

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Comprador de Promessas


Voltando de Paraty, uma tristeza e uma alegria.
'Carolina Vídeo' encerrou as atividades. Marcus vai trabalhar no Amazonas!

Mas a equipe do meu amigo Tomás Gravina ganhou o primeiro lugar no concurso "Curta Criativo", na categoria Ficção, com "O Comprador de Promessas". Um incentivo para fazer o próximo. O filme passará no canal Brasil quarta feira, dia 26 de agosto, às 20h.

Para conferir no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=0hcdVCuVZzE

sábado, 22 de agosto de 2009

A Partida

Okuribito * * *
Departures
(2008) 130min (12 anos)


Japão - Do nevoeiro surge um carro com os faróis acesos. Dentro do veículo, dois homens vestidos em ternos escuros. O mais jovem pensa: "Faz quase 2 meses que voltei de Tóquio para Yamagata. Agora percebo como minha vida foi inexpressiva até hoje. (...) Poderei fazer deste o trabalho de minha vida?"

Daigo Kobaiashi ficou desempregado quando a orquestra em que tocava violoncelo foi dissolvida. Sorridente, a esposa Mika concordou em acompanhá-lo de volta à cidade natal, onde não precisariam pagar aluguel. Chegando a Yamagata, Daigo apresenta-se para uma entrevista de emprego numa agência de viagens. Isso é o que ele pensa; mas qual o destino dos clientes da NK? O salário oferecido compensa, o trabalho de "Nokanshi" é feito com elegância, a família dos clientes fica agradecida, mas o desprezo dos próprios amigos entristece o violoncelista.

O jovem músico guardou a dor de ter sido abandonado pelo pai, quando estava com 6 anos. A convivência com o chefe Sasaki, cuja arte e personalidade impressionam Daigo, supre a carência paterna e torna o emprego mais atraente. Tratar com respeito "os que partem" ajuda Kobaiashi a encontrar o sentido da vida e do perdão. "A Partida" toca a sensibilidade com humor. O elenco é impecável, a fotografia belíssima e o ritmo perfeito. O detalhe dos gansos que chegam e que partem, a pedra-carta, a cerejeira em flor, são cenas que enriquecem o Melhor Filme Estrangeiro para o Oscar de 2009.

Diretor: Yojiro Takita
Roteiro: Kundo Koyama, baseado no romance Coffinman de Shinmon Aoki
Música: Joe Hisaishi
Fotografia: Takeshi Hamada
Elenco: Masahiro Motori, Ryoko Hirosue, Tsutomu Yamazaki, Kazuko Yoshiyuki, Kimiko Yo, Takashi Sasano

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

Home *
(2009) 93 min (Livre)

A vida na Terra desenvolveu-se lentamente, em 4 bilhões de anos. Nas últimas décadas, o homem acelerou o processo de degradação do meio-ambiente, chegando a um limite perigoso, que ameaça a sobrevivência de várias espécies, inclusive a nossa. Filmando do alto a magnífica paisagem de 54 países, Yann Arthus-Bertrand "divide conosco sua admiração e preocupação com o planeta". Ao lado de números assustadores, o diretor relata experiências bem-sucedidas, pois não podemos nos dar ao luxo de ser pessimistas. Precisamos multiplicar as iniciativas de recuperação e proteção da natureza. As imagens de "Home" são belíssimas, de tirar o fôlego.

Em 1971, a americana Frances Moore Lappé publicou "Dieta para um Pequeno Planeta", lançado pela editora Ground, no Brasil. O estudo mostrava que já se produziam grãos suficientes para saciar a fome de toda a população mundial. Mas, na realidade, eram destinados ao gado, cuja carne é acessível à mesa de ínfima parcela da população. São necessários 7 kg de cereais e 19,000l de água para produzir 1 kg de carne! A escritora americana fez, então, um alerta sobre o perigo de esgotarmos os lençóis freáticos na irrigação das grandes pastagens.

De lá para cá, ficou óbvio que carne deve ser consumida com moderação e que devemos nos tornar consumidores conscientes, para estimular as práticas saudáveis à saúde nossa e do planeta. O livro "O Dilema do Onívoro" (2006), de Michael Pollan, da Editora Intrinseca, atualiza e complementa a tese de Frances Lappé.

Diretor: Yann Arthus-Bertrand
Roteiro: Isabelle Delannoy & Yann Arthus-Bertrand & Denis Carot & Yen Le Van
Música: Armand Amar
Fotografia: Michel Benjamin, Dominique Gentil

Killshot - Tiro Certo

Killshot
(2008) 95 min (16 anos)



EUA - A corretora de imóveis Carmen tenta se separar do marido, mas Wayne Colson não se conforma e está sempre por perto. Os dois testemunham uma violenta tentativa de extorsão e passam a ser perseguidos pelo assassino de aluguel Blackbird e o psicopata tagarela Richie. O FBI intervem, incluindo o casal no programa de proteção à testemunha. Eles recomeçam a vida sob nomes falsos, mas os criminosos não desistem. E o que Richie tem de irritante e impulsivo, Blackbird compensa em frieza e experiência.

Mickey Rourke está envolvido em vários projetos, até 2011. Dificilmente os filmes previstos serão do mesmo nível de "O Lutador". Assim é que "Killshot - Tiro Certo" está longe do candidato ao Oscar de 2009. Mesmo assim o filme distrai, graças ao desempenho de Mickey Rourke e a habilidade do diretor John Madden em criar situações de suspense. Mas não ficou muito claro o porquê de Carmen querer se separar de um marido corajoso, bonitão, carinhoso, que fazia consertos dentro de casa, sem que fosse preciso pedir. Parece que, no passado, ele bebia...

Diretor: John Madden (Capitão Corelli, Shakespeare Apaixonado, Mrs. Brown)
Roteiro: Hossein Amini, baseado em romance de Elmore Leonard
Música: Klaus Badelt
Fotografia: Caleb Deschanel (Crônicas de Spiderwick, A Paixão de Cristo, O Patriota)
Elenco: Mickey Rourke, Diane Lane, Rosario Dawson, Hal Holbrook, Joseph Gordon-Levitt, Thomas Jane

domingo, 16 de agosto de 2009

Intervalo


foto de João Quental

O Serviço de Meteorologia previu 4 dias de sol no Rio de Janeiro. Vamos aproveitar em Paraty. Nada de filmes nesse período. Acho que vou sobreviver... Mas já avisei à locadora que chego 6ª feira, dia 21. Cedo. Até lá!

Mutum

Mutum*
(2007) 90 min (Livre)


Minas Gerais - "Mutum quer dizer mudo. Mutum é um pássaro preto que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem 10 anos e não é um menino como os outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios." (capa do DVD)

Thiago gosta de capturar passarinhos e de brincar com Felipe, irmão e melhor amigo. A fazenda em que moram é distante de tudo, seca, árida, mas cheia de gente. Ali vivem o casal, mais os 5 filhos, avó e tio paternos e Rosa, que parece da família e ajuda nas tarefas da casa. Entre os adultos, Thiago prefere o tio brincalhão e a mãe carinhosa. O relacionamento com o pai é difícil e distante, pois o amargurado e irascível lavrador perde a calma com frequencia e não tem gestos afetuosos. Se as crianças são alegres, os adultos parecem cansados, derrotados pela vida sem amor ou esperança.


"Mutum" é um filme delicado, realista na reprodução do ambiente da roça, como o conhecemos ao nos afastarmos das grandes cidades brasileiras. O filme foi gravado em Três Marias, Minas Gerais. A diretora Sandra Kogut percorreu o norte do estado durante 1 ano e meio, procurando as crianças entre os alunos das escolinhas rurais. Os atores escolhidos passaram a morar na "casa da fazenda" e só depois chegou a equipe técnica, quando os laços já estavam formados. Tudo isso aumentou a confiança e a naturalidade entre os artistas amadores.

No site 'Cinema em Cena' há uma entrevista com Sandra Kogut. Veja no link abaixo:

Diretora: Sandra Kogut
Roteiro: Ana Luiza Martins Costa, Sandra Kogut, adaptado da obra "Campo Geral" de João Guimarães Rosa
Fotografia: Mauro Pinheiro Jr.
Elenco: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso, João Miguel, Izadora Fernandes, Rômulo Braga, Maria das Graças Leal Macedo, Paula Regina Sampaio da Silva, Brenda Luana Rodrigues Lima, João Vítor Leal Barroso
Preparação de elenco: Fátima Toledo

sábado, 15 de agosto de 2009

3 Macacos

Üç Maymun *
(2008) 109 min (12 anos é a classificação oficial. Mais indicado aos maiores de 16. O filme é lento e contem cenas de consumo de drogas lícitas, nudez e agressão física)



Turquia - O político Servet dirige à noite por uma estrada deserta. Ele está sozinho e sonolento. Um casal anota a placa do seu carro, quando Servet atropela um estranho. Para não prejudicar as eleições, o político pede que o motorista Eyüp assuma a culpa, em troca de salário, mais uma boa soma em dinheiro, ao sair da prisão. Enquanto o pai está preso, o filho Ismael busca os pagamentos e convence a mãe a pedir um adiantamento sobre o total, para a compra de um carro. Hacer concorda e vai ao escritório de Servet. O precário equilibrio familiar está prestes a romper-se com consequencias desestabilizadoras para todos os envolvidos.

Comunicação não é o forte da família de Eyüp. O ambiente do lar é tomado pelo silêncio e melancolia, aparentemente provocados pela morte de um filho pequeno. Nos momentos de dor, é a imagem do menino que aparece junto a Ismael e Eyüp. A bela Hacer busca outros interesses com seus olhos tristes. Apesar dos desentendimentos, permanece o vínculo familiar. A fotografia esmaecida, acinzentada, de "3 Macacos", replica o esvaziamento emocional dos personagens. Aqui e ali o vermelho de uma flor, uma roupa, um anúncio, dão o tom dos instantes de paixão.

O título remete a um conto chinês, ou japonês, sobre os 3 macacos sábios, que sugerem não ver, não ouvir e não falar o Mal, como forma de sermos poupados de praticá-lo.


Diretor: Nuri Bilge Ceylan
Roteiro: Ebru Ceylan, Nuri Bilge Ceylan, Ercan Kesal
Fotografia: Gökhan Tiryaki
Elenco: Yavuz Bingol, Hatice Aslan, Rifat Sungar, Ercan Kesal

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Do Luto à Luta

Do Luto à Luta
(2005) 75 min (Livre)



"Um novo olhar sobre a Síndrome de Down"

São Paulo - Um bebê saudável é o sonho de todo casal grávido. Mas, às vezes, o impensável acontece. Nasce uma criança diferente, ou especial, como se diz hoje em dia. No século passado, receber a confirmação de que seu filho tinha o gene da Síndrome de Down podia ser considerada uma tragédia irreparável. Só se conheciam suas limitações e pouco sobre suas capacidades. Hoje a situação ainda provoca tensão e tristeza, mas os pais já sabem que há uma luz no caminho. Estimulação precoce, aulas especiais, esporte, arte, inclusão no mundo dito "normal", preparam a criança para se tornar um adulto útil, sociável e feliz. Não é o mesmo que desejamos para qualquer filho?

O título deste documentário sintetiza com felicidade os sentimentos e ações dos pais destas crianças especiais. O diretor Evaldo Mocarzel foi motivado por sua experiência pessoal com a filha Joana, intérprete de Clara, portadora da síndrome de Down, na novela "Páginas da Vida".

A Semana Nacional do Excepcional vai de 21 a 28 de agosto. Conheça o site da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais): http://www.apaebrasil.org.br/

Diretor: Evaldo Mocarzel
Roteiro: Evaldo Mocarzel
Fotografia: Carlos Ebert
Edição: Marcelo Moraes

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

X-Men Origens: Wolverine

X-Men Origins: Wolverine
(2009) 107 min (14 anos)



EUA - James Logan e seu meio-irmão Victor Creed possuem força descomunal e uma sede de ação que os leva a lutar em guerras sucessivas. No final do século XX, os dois são convidados pelo militar Stryker a ingressar num time de elite mutante, a serviço do governo americano. Cansado das atrocidades do grupo, James se afasta e vai viver no Canadá. Na companhia de Kayla Silverfox, Logan mora numa cabana e trabalha como lenhador. Mas Victor e Stryker não se conformam com sua deserção.

Hugh Jackman e Liev Schreiber são a força motriz do filme, além dos impressionantes efeitos especiais. Há muita ação, mas falta emoção, a meu ver. Os anteriores da série empolgaram mais. Mesmo assim, se você é um fã de X-Men, não pode perder.

Diretor: Gavin Hood
Roteiro: David Benioff e Skip Woods
Música: Harry Gregson-Williams
Fotografia: Donald McAlpine
Elenco: Hugh Jackman, Leiv Schreiber, Danny Huston, Lynn Collins

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Anjos da Noite - a Rebelião

Underworld: Rise of the Lycans
(2009) 92 min (16 anos)



Num castelo medieval vive uma comunidade de vampiros e seus servos lycans, lobisomens domesticados pelo chicote e pelo uso de uma coleira que impede sua transformação. Sobre todos os monstros reina Viktor, aristocrático e cruel, pai da guerreira Sonja. A filha desperta a fúria paterna ao se apaixonar por Lucian, líder dos lobisomens.

Para quem viu Kate Beckinsale em "Anjos da Noite", a escolha de Rhona Mitra como protagonista pode ser frustrante. Apesar de bonita e ágil, não alcança o nível de desempenho dos colegas de elenco, especialmente Michael Sheen (Lucian) , Bill Nighy (Viktor) e Steven Mackintosh (Tannis). Contudo, a história de "Anjos da Noite - a Rebeliao" é bem construída, há suspense e ritmo.

Len Wiseman, diretor dos filmes anteriores, limitou-se à produção e cedeu o lugar ao francês Patrick Tatopoulos, responsável pelas criaturas da série. "Tatopoulos cria uma ambientação que mistura o estilo gótico da saga com a fantasia heróica no gênero de "Senhor dos Anéis". Na verdade, o diretor artístico é Dan Hennah, importante colaborador de Peter Jackson em suas adaptações da obra de Tolkien" (Decine21). As gravações foram feitas em Auckland, Nova Zelandia.


Diretor: Patrick Tatopoulos
Roteiro: Danny McBride e Dirk Blackman & Howard McCain, baseado em
história de Len Wiseman & Robert Orr e Danny McBride
Criação de personagens: Kevin Grevioux e Len Wiseman & Danny McBride
Musica: Paul Haslinger
Fotografia: Ross Emery
Elenco: Michael Sheen, Bill Nighy, Rhona Mitra, Steven MacKintosh, Kevin Grevioux, Alex Carroll

Segredo de Estado

Secret de Défense
Secrets of State
(2008) 90 min (14 anos)



França - Durante o dia, Diane frequenta o curso de árabe na universidade. Nas horas vagas, prostitui-se sob o nome de Lisa, usando uma peruca para não ser reconhecida. O que a jovem mais deseja é trabalhar, deixando para trás esse capítulo doloroso de sua vida. Mas o serviço que lhe oferecem está longe de ser o que ela sonhava.

Pierre vive se metendo em encrencas e vai parar na cadeia. Quem ele acredita ser seu amigo não o encara da mesma forma. "Segredo de Estado" contrapõe terrorismo e segurança do Estado. O pretenso empresário Al Barad conta com muitos recursos para organizar um atentado na França. Alex faz mais do que vender vinhos; trabalha na Direction Générale de la Sécurité Extérieure (a CIA francesa) e faz o necessário para neutralizar os atos dos terroristas. Ambos recrutam jovens problemáticos com poucas perspectivas na vida.

O filme de Philippe Haïm mantem o suspense até o fim, enquanto revela a vulnerabilidade das pessoas desfavorecidas, sem vínculos verdadeiros, muito mais susceptíveis de entregar sua vida ou liberdade em troca de uma ilusão.

Parece que, na França, os serviços de segurança já evitaram 15 atentados desde 11 de setembro de 2001.

Diretor: Philippe Haïm
Roteiro: Julien Sibony, a partir de uma idéia de Philippe Haïm. Participação de Nathalie Carter.
Música: Alexandre Azaria
Fotografia: Jérôme Almeras
Elenco: Gérard Lanvin, Vahina Giocante, Nicolas Duvauchelle, Mehdi Nebbou, Simon Abkarian

Delirios

Delirious *
(2006) 106 min (14 anos)



EUA - O ingênuo Toby Grace tem 20 anos, deseja ser ator, é simpático, alto, louro, bonito, mas dorme nas ruas de Nova Iorque. Sua vida começa a mudar ao encontrar Les, um paparazzi quarentão, egocêntrico e solitário. Como assistente não-pago do fotógrafo, ele amplia seus contatos e surgem algumas oportunidades. Quando Toby se apaixona e tem seu momento de fama, Les fica perturbado e planeja uma vingança.

Steve Buscemi, como o amargurado paparazzi Les Galantine, entrega-se inteiro ao personagem, tornando-o 100% real e convincente. É tocante a cena em que busca a admiração dos pais para a foto sensacionalista que conseguiu publicar numa revista de fofocas. O horror dos idosos só é comparável à decepção de Les. Toby consola-o, e aconselha a que desista desta aprovação, evitando frustrar-se. Os educadores que solicitam ajuda, incentivam e reconhecem o trabalho das crianças, estão vacinando-as contra a baixa auto-estima e insegurança.

Curiosidade:
* a palavra 'paparazzi' vem de Paparazzo, apelido do personagem que é fotógrafo de celebridades em "La Dolce Vita", de Federico Felini. (Roger Ebert)

Diretor: Tom DiCillo
Roteiro: Tom DiCillo
Música: Anton Sanko
Fotografia: Frank D. DeMarco
Elenco: Steve Buscemi, Michael Pitt, Alison Lohman, Gina Gershon, Elvis Costello

domingo, 2 de agosto de 2009

Kes

Kes * *
(1969) 110 min (14 anos)


Inglaterra - Só de olhar a capa senti uma inquietação. Não recordava detalhes do filme, mas algum canto do meu cérebro guardou a lembrança da tristeza que me provocou. Não fosse a insistência de Tomás e eu não o reveria, mesmo sabendo o quanto é bom. Meu lado escapista sempre prefere lançamentos em que posso sorrir ou torcer, em suspense, por um final feliz. Mas não consigo fechar os olhos a um filme de valor, antigo ou novo. Na falta de novidades na locadora, levei "Kes" e preparei o coração.

Essa é a história de um menino cuja maior desventura não é ser pobre, mas viver numa família onde não é valorizado. Xingamentos e agressões são comuns entre a mãe, Jud, o filho mais velho, e Billy. Ridicularizado em casa, desmotivado no colégio, ele só se interessa em observar aves e treina um filhote de falcão, que batiza de Kes. Depois de entregar jornais e frequentar a escola, Billy encontra um motivo para viver, estudando e adestrando o pássaro.

Ken Loach critica o sistema autoritário do ensino na década de 60, quando ainda havia castigo corporal nas escolas européias. Lembro que fiquei chocada quando Laura, nossa sobrinha, levou um tapa no rosto de sua professora primária francesa, no início dos anos 80. Hoje a situação é bem outra, e os alunos da escola infantil mais facilmente encontrarão alguém como Poppy (Simplesmente Feliz) na sala de aula.

O diretor ingles (Meu Nome é Joe, Ventos da Liberdade) filmou em locação, com baixo orçamento e atores não-profissionais. O resultado foi notável. Todo gravado em South Yorkshire, "Kes" ganhou o BAFTA em 1970. Foi o 5º trabalho do cinegrafista Chris Menges, autor das imagens dos mais conhecidos "O Leitor", "Notas sobre um Escândalo", "Michael Collins", "A Missão". Realmente imperdível, não me arrependi. Como mãe, me deu uma vontade danada de fazer um jantar decente para o franzino Billy, remendar suas roupas, depois de obrigá-lo a tomar um banho quente com muito shampoo, esponja e sabonete.

Diretor: Ken Loach
Roteiro: Barry Hines e Ken Loach e Tony Garnett, baseado no livro de Barry Hines "A Kestrel For A Knave".
Música: John Cameron
Fotografia: Chris Menges
Elenco: David Bradley, Freddie Fletcher, Lynne Perrie, George Speed

sábado, 1 de agosto de 2009

Che

Che
(2008) 131 min (12 anos)


Cuba - O diretor Steven Soderbergh dividiu a história do revolucionário Che Guevara em dois filmes. A primeira parte, "O Argentino", trata da marcha clandestina contra o ditador Fulgêncio Batista. A segunda,"Guerrilha", mostrará a luta de Che na Bolívia.

O médico argentino Ernesto Che Guevara encontrou-se com Fidel Castro no México. De lá partiram, em 26 de novembro de 1956, num barco que fazia água e levava 82 revolucionários, dos quais apenas 12 sobreviveram. Em pouco mais de dois anos, mobilizaram um exército popular e entraram triunfalmente em Havana, a 1º de janeiro de 1959.

Escondido na selva com seus companheiros, Che dava consultas aos camponeses, fazia com que os guerrilheiros analfabetos estudassem e organizava estratégias de ataque. Partindo de suas memórias, o filme mostra a imagem favorável de um idealista apaixonado que ordena fuzilamentos sem rancor no coração.

Benício del Toro (premiado no Festival de Cannes) convence como Che, desde o primeiro instante na tela. Destaco as cenas em que discursa na Assembéia das Nações Unidas e sofre um ataque de asma, enquanto foge pela selva. As filmagens foram feitas em Nova Iorque, México e Porto Rico.

Diretor: Steven Soderbergh
Roteiro: Peter Buchman, baseado nas memórias de Che Guevara
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Steven Soderbergh
Elenco: Benício del Toro, Demian Bichir, Rodrigo Santoro (como Raul Castro), Santiago Cabrera, Catalina Sandino Moreno

Um Ato de Liberdade

Defiance
(2008) 137 min (14 anos)


Bielo-Russia - Um "Ato de Liberdade" começa com gravações, em preto e branco, de nazistas perseguindo e matando judeus. O inusitado começa depois: judeus se refugiando na floresta, se organizando e sobrevivendo. O grupo chefiado pelos irmãos Tuvia, Zus e Asael Bielski foi o maior e mais bem-sucedido da resistência. No final da guerra eram 1200 e contam-se em milhares os seus descendentes.

A ação do filme focaliza a busca por comida, ataques aos inimigos, despistamento e fuga, além de romances e brigas dentro da comunidade. Alimentar tantas bocas era uma das tarefas mais difíceis para os administradores do grupo. As refeições escassas, à base de batata, ou do que aparecesse, podia se assemelhar à ração distribuída nos campos de concentração. Mas aqueles abrigos, organizados pelos Bielski na floresta, foram dos poucos lugares onde um judeu europeu podia ser livre durante a 2ª grande guerra.

A fotografia é bonita, o que não surpreende, sabendo-se que o responsável é Eduardo Serra (Moça com Brinco de Pérola, Amor além da Vida, A Viuva de Saint-Pierre). A floresta da Lituânia, onde foi realizada a gravação, se presta maravilhosamente às artes do lisboeta. O desempenho de Liev Schreiber, como Zus Bielski, e Jamie Bell, como o irmão caçula Asael, se destacam. Daniel Craig está correto como o líder do acampamento. Vingança, família, luta pela sobrevivência, humanização e seus limites, liderança, são alguns temas apresentados neste filme.

Diretor: Edward Zwick
Roteiro: Clayton Frohman, Edward Zwick, baseado no livro de Nechama Tec: The Bielski Partisans
Música: James Newton Howard
Fotografia: Eduardo Serra
Elenco: Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, Alexa Davalos, Allan Corduner, Mia Wasikowska
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner