Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tudo por Você

My One and Only *
(2009) 108 min (14 anos)



EUA, 1953 - Ainda há mulheres que pensam que a vida não tem sentido se não estiverem com um homem a seu lado. Esse era o caso da bela Ann Devereaux. Casada com Dan, líder de uma banda e compositor da canção de sucesso que dá nome ao título do filme em inglês, a loura e elegante sra. Devereaux descobre que o esposo tem outras distrações. Numa saída cinematográfica, ela esvazia o cofre do banco e parte de Nova Iorque com os dois filhos adolescentes, num vistoso Cadillac Coupe de Ville conversível azul. Sua meta: dar uma lição no marido e encontrar um outro parceiro bem colocado na sociedade.

De NY para Boston, Pittsburgh e St. Louis, Ann sai em busca dos ex-namorados. Mas os tempos são outros; apesar da bela aparência, a ultrajada esposa já entrou nos quarenta e carrega 2 rapazes a tiracolo, George e o meio-irmão Robbie. Com o orçamento minguado, as perspectivas diminuindo, a esforçada Ann tenta ser uma boa mãe e manter a família unida.

Pessoas que usam e abusam de ditados costumam ser divertidas. As máximas de Ann e seu bom-humor incansável tornam a personagem de Renée Zellwegger encantadora. Não para o caçula George, que está cansado desse otimismo incurável que lhe parece completamente infundado. O adolescente quer voltar a morar em Nova Iorque com o pai. Será que é isso o que Dan quer?

Pais egocêntricos, que não entendem os filhos e que não os conhecem, infelizmente são uma realidade comum. Contudo é inútil culparmos pais, filhos ou amigos por nos amarem à sua própria maneira e não do jeito que preferiríamos. Manda a sabedoria que gostemos sem cobranças, aceitando o que as pessoas queridas podem nos dar. George faz esse aprendizado, enquanto Ann se esforça por conhecer melhor o filho caçula.

A história baseia-se vagamente nas memórias de um artista muito conhecido em décadas passadas. Em 2009, o bem-humorado GH foi homenageado com uma estrela da fama no Hollywood Walk Of Fame, em Hollywood Blvd, California. Nessa página, o ator conversa sobre o filme. "Tudo por Você" é envolvente, agradável, e caiu nas graças até do exigente crítico americano Roger Ebert.



Diretor:
Richard Loncraine
Roteiro: Charlie Peters
Música: Mark Isham
Fotografia: Marco Pontecorvo
Elenco: Renée Zellwegger, Kevin Bacon, Chris Noth, Logan Lerman, Eric McCormack, Mark Rendall, Nick Stahl, Steven Weber, David Koechner, Phoebe Strole, Joe Tunney
Distribuidora: California Filmes

Metal

Metal: a Headbanger’s Journey * * *
(2005) 98 min (14 anos)


Com o braço apertado num manguito, imobilizado a cada 10 minutos, controlando o que como e faço durante 24 horas, estava pronta para assistir, compreender e adorar essa jornada pelo mundo metaleiro. A irritação provocada pelo MAPA para verificação de hipertensão arterial realçou a experiência inesquecível do primeiro contato com letras e músicas desse estilo extremo. Já conhecia alguns artistas de fotos e videoclips. O ruído não me seduzira, sou da fase dos sons melodiosos, e o separei no rol das esquisitices.

Mas, depois de assistir ao documentário canadense, algo mudou. Já compreendo as origens, influências e símbolos desta expressão musical rebelde, além de conhecer o sexagenário (em 4 de fevereiro) Alice Cooper, Bruce Dickinson, Dee Snider, Black Sabbath, Iron Maiden e Sam Dunn. Sam Dunn é o antropólogo-metaleiro canadense que dirige o documentário! Se você estiver entediado, ansioso e, sobretudo, enraivecido, jogue-se no Heavy Metal, cante com voz gutural, salte e faça caretas. Não há estresse que resista.

Só não escolha músicas da banda Metallica, afinal de contas eles detonaram o Napster. E há também uns noruegueses meio esquisitos – confundiram as coisas e queimaram umas igrejas. Estão na cadeia. Afinal, como disse o músico Tom Araya (com ligeiros cortes): “O mal está em todos os lugares. Está em todos nós. Algumas pessoas não conseguem controlar tanto quanto outras. Independente da religião em que você acredita, ou o que você acha certo, todos sabem o que é errado. Todos sabem que há coisas que você não faz e as pessoas que não entendem isso ou não acreditam nisso, não estão realmente ligadas com elas mesmas espiritualmente.”

Curiosidades:
* Na Noruega, a prisão perpétua equivale a uma sentença de 21 anos.

* Varg Vikernes saiu da prisão em 13 de maio de 2009. Ele ficou preso aproximadamente 16 anos.


Sam Dunn e Scot McFadyen

Diretor: Sam Dunn, Scot McFadyen, Jessica Joy Wise
Roteiro: Sam Dunn, Scot McFadyen, Jessica Joy Wise
Fotografia: Brendan Steacy
Montagem: Mike Munn
Distribuidora: Europa Filmes

"Desde os 12 anos de idade, eu tive que defender meu amor pelo "heavy metal" contra os que dizem que é uma forma menos válida de música. Minha resposta agora é que ou você sente, ou não. Se o metal não te dá aquela sensação esmagadora de poder que eriça os pelos da nuca, você pode nunca chegar lá, e quer saber de uma coisa? Tudo bem, porque, a julgar pelos 40.000 metaleiros a minha volta, nós estamos indo muito bem sem você." (Sam Dunn)

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Toninho Muricy - Técnico de Som Direto

O cinema nacional já não precisa de legenda. Até alguns anos atrás ficava difícil compreender o que diziam os atores nos filmes brasileiros. A solução era habilitar a legenda, como faria qualquer estrangeiro. Não mais! Atualmente, graças ao trabalho de técnicos de som como Toninho Muricy e aos novos equipamentos no mercado, a qualidade do som é excelente. Numa entrevista aos 'produtores.com.br', Toninho explica a importância do trabalho de captação de som direto.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O Julgamento de Paris

Bottle Shock *
(2008) 108 min (14 anos)



'Vinho é a luz do sol retida pela água' (Galileu Galilei)

EUA, 1976 - Steven Spurrier tem uma adega no centro de Paris, a 'Cave de la Madeleine'. O proprietário inglês se auto-denomina fundador da Academia de Vinhos, mas nas prateleiras de sua loja não há diversidade, a procedência da bebida é predominantemente francesa, além de 1 Riesling e 3 Chianti. Para divulgar a Cave de la Madeleine, Steven tem a idéia de aproveitar o bicentenário da Independência dos EUA. A idéia é reunir juízes franceses e fazer uma degustação às cegas entre os vinhos californianos e franceses.

O inglês viaja para Napa Valley em busca de competidores de qualidade. Steven quer ser levado a sério e faz questão de pagar a prova de vinho em cada vinícola. Todos os produtores estão animados querendo participar, menos Jim Barrett, do Chateau Montelena. Jim pensa que essa é apenas uma jogada para humilhar os produtores do Novo Mundo. Seu filho Bo, um surfista que não parece levar nada a sério, acredita na oportunidade de divulgação e entrega duas garrafas de chardonnay Chateau Montelena para o julgamento em Paris. O resultado já é história, mas vale a pena conhecer essa dramatização bem-humorada dos fatos.

Curiosidades:
* As cenas parisienses foram filmadas em Sonoma (California), com automóveis emprestados pelo Arcane Auto Society car club. Os proprietários foram usados como extras nas cenas de rua que mostraram os carros.

* O verdadeiro Jim Barrett, dono do Chateau Montelena, aparece no filme como o proprietário do vinhedo que serve uma amostra de vinho para Steven Spurrier.


Os verdadeiros Jim Barrett e Bo

* Mike Grgich, o verdadeiro enólogo do Chateau Montelena, começou a trabalhar na propriedade em 1972. Ele aparece em várias cenas na propriedade, quando Jim Barrett tira amostras de vinho dos barris. Atualmente Mike possui sua própria vinícola, a Grgich Hills Estates, onde produz um vinho orgânico, livre de pesticidas ou fertilizantes artificiais.


Miljenko "Mike" Grgich

Diretor:
Randall Miller
Roteiro: Jody Savin & Randall Miller e Ross Schwartz
Música: Mark Adler
Fotografia: Michael J. Ozier
Elenco: Chris pine, Bill Pullman, Alan Rickman, Dennis Farina
Distribuidora: California

The Beatles Explosão

The Beatles Explosion
(2007) 102 min



Documentário inédito sobre a explosão da carreira dos rapazes de Liverpool na década de 60. Contém muitas entrevistas e coletivas de imprensa, noticiário e apresentações na TV, uma visão dos bastidores da filmagem de A Hard Day's Night, a primeira viagem dos Beatles aos EUA e a performance do grupo numa peça de Shakespeare na televisão inglesa.

A gritaria das fãs é a trilha sonora mais constante deste documentário, e até cansa um pouco, assim como a obsessão dos jornalistas com a origem do corte de cabelo dos quatro Beatles. Se no começo do filme John, Paul, Ringo e George estão soltos, alegres, sinceros, nos minutos finais parecem quase entediados. Compreensível, dada a repetição das perguntas nas entrevistas. Para os fãs vale a pena, para os outros, uma curiosidade.

Diretora: Sandy Oliveri
Distribuidora: Focus


*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Meu Malvado Favorito

Despicable Me *
(2010) 95 min (Livre)

EUA - Em uma tranquila vizinhança de subúrbio, entre lindas casinhas com jardim e cercas brancas, existe uma casa escura e um jardim morto. Este é o esconderijo de Gru, um solteirão malvado que planeja dominar o mundo com seu exército de mínions. Armado com um arsenal de raios congelantes, veículos prontos para batalha na terra e no ar, Gru quer ser o vilão mais temido, derrotando quem lhe atravesse o caminho. Eis que três garotinhas órfãs batem-lhe à porta e gradualmente mudam sua vida. Margô, Edith e Agnes vêem no poderoso Gru um pai em potencial. (adaptado da capa do DVD)

Da noite para o dia, Gru deixa de ser o centro das atenções, quando a mídia começa a especular sobre a identidade do ladrão de uma das pirâmides do Egito. Ele não se conforma com um posto secundário e planeja voltar à cena roubando a lua. Para conseguir o equipamento necessário, Gru tenta um empréstimo no banco. Há poucos vilões mais empedernidos do que os agiotas. Pelo menos no cinema e na literatura, o destino dos ambiciosos é desastroso e faz bom negócio quem troca poder por amor. A companhia das meninas, a admiração e o afetuoso olhar da pequena Agnes vão aquecendo o coração do malvado egoísta. O sentimento de ser amado é um poderoso transformador de almas.

A história de 'Meu Malvado Favorito' é engraçada, Steve Carrell como Gru está excelente e as órfãs são adoráveis, especialmente Agnes, a menina que gostava de unicórnios. Foi uma surpresa agradável reconhecer a voz de Julie Andrews como a mãe do vilão. Faça-se um favor e assista o filme na versão original; esqueça a dublagem em português!



Diretor:
Chris Renaud, Pierre Coffin
Roteiro: Ken Daurio, Cinco Paul, baseado na história de Sergio Pablos
Música: Heitor Pereira, Pharrell Williams
Vozes: Steve Carrell, Russell Brand, Julie Andrews, Kristen Wiig, Miranda Cosgrove, Dana Gaier, Elsie Fisher, Will Arnett, Danny McBride, Jemaine Clement, Jack McBrayer, Mindy Kaling, Ken Jeong
Distribuidora: Universal

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Origem

Inception * *
(2010) 147 min (14 anos)



Dom Cobb é o melhor especialista na arte de roubar segredos no subconsciente de pessoas adormecidas. Cobb e sua equipe usam todos os artifícios para criarem um ambiente onírico crível que lhes permita extrair as informações desejadas por clientes corporativos. No mundo real, Dom é esperado por James e Philippa, os filhos que ele não pode abraçar porque está impedido de entrar nos EUA. Surge uma oportunidade de realizar esse desejo quando o empresário Saito pede que ele implante uma idéia na mente de Robert Fischer Jr., herdeiro de uma empresa rival. Para ajudá-lo nesta missão, Cobb recruta e treina Ariadne, uma brilhante arquiteta. Ambos criam o cenário dos sonhos, influenciam suas trajetórias e níveis. Sonho dentro do sonho? Realidade ou imaginação?

"Oh meu Deus, que filme complicado! Mas o que foi que aconteceu mesmo, você entendeu? Acho que vou ter que assistir de novo!" Aflita por não compreender imediatamente, exclamava e perguntava, exatamente como detesto que os outros façam durante a sessão. Me sentia no mais difícil dos labirintos que a arquiteta dos sonhos Ariadne desenhou quando foi desafiada por Dom Cobb. Os ambientes são magníficos, desde a primeira cena na praia quando o espião é envolvido pelas ondas até ser capturado. Ali já é possivel perceber que se está no umbral de um mundo magnífico. Para quem gosta de entender tudinho, uma boa opção é consultar a sinopse do imdb, depois de assistir o filme é claro, pois o resumo está cheio de spoilers. Confesso que não tive paciência.

As gravações de "A Origem" ocorreram nos EUA, Inglaterra, Japão, Canada, França e Marrocos.

Diretor: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Música: Hans Zimmer
Fotografia: Wally Pfister
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Marion Cotillard, Michael Caine, Tom Hardy, Ken Watanabe, Tom Berenger, Cillian Murphy, Dileep Rao, Lukas Haas, Pete Postlewaite
Distribuidora: Warner Brothers Pictures

3 Homens e uma Noite Fria

Kolme viisasta miestä
Three Wise Man
(2008) 98 min (16 anos)



Finlandia - São comuns nos filmes escandinavos personagens sérios, frios, contidos, de poucas palavras e grandes sofrimentos trancados no peito. Em tudo semelhantes aos três homens de meia idade, amigos de longa data, que se reencontram acidentalmente na noite de Natal. O volúvel Erkki é fotógrafo e sofre de uma doença grave, o ator Rauno partiu para a França e demorou a perceber que sentia falta da família, o policial Matti tem problemas com a esposa grávida. Ela deu à luz o bebê no dia de Natal, mas parece que Matti não é o pai da menina.

Num karaoke-bar Erkki, Rauno e Matti bebem todas, cantam as mágoas e vão da reserva à sinceridade em alguns goles. O filme é interessante, diferente, mas exige tolerância nos momentos em que os amigos pegam o microfone e soltam a voz. Não é para qualquer um. Meu marido, um homem de meia idade exigente, apreciou bastante. Já os filhos, que estavam por perto na hora da cantoria, entraram no quarto perguntando horrorizados: "O que é isso?" Todos apreciam música, mas não as populares finlandesas, eu acho. Para falar a verdade, gostei mesmo dos últimos minutos, pois adoro Natal, o amanhecer e abraços de reconciliação.

Curiosidades:

* O diretor Mika Kaurismäki estudou cinema na Alemanha e mora no Brasil desde 1992. A gravação de "3 Homens e uma Noite Fria" foi feita em Helsinki, durou menos de 1 semana e os atores principais colaboraram com improvisações.


Mika Kaurismäki

Diretor: Mika Kaurismäki
Roteiro: Mika Kaurismäki
Fotografia: Rauno Ronkainen
Elenco: Pertti Sveholm, Kari Heiskanen, Timo Torikka, Irina Björklund, Tommi Eronen, Elena Spirina, Riitta Haivukanen, Pirkko Hämäläinen, Aake Kalliala, Peter Franzén
Distribuidora: Imovision

domingo, 12 de dezembro de 2010

O Pequeno Nicolau

Le Petit Nicolas * * *
(2009) 91 min (Livre)



França - Nicolau é feliz. Tem pais gentis, bons amigos na escola, uma professora amável. O menino se sente tão bem com sua vida que não consegue imaginar coisa melhor no futuro. Fica difícil responder à pergunta da professora: 'O que você deseja ser quando crescer?' Mas o inesperado acontece e ameaça esse mundo perfeito. Nicolau surpreende uns olhares, ouve uma conversa entre os pais, imagina que a mãe está grávida e que será abandonado na floresta como o Pequeno Polegar. Solidários, os amigos da turma se mobilizam para ajudá-lo a se livrar do indesejável bebê.


Em 1975 ganhamos de presente o primeiro volume das aventuras do Pequeno Nicolau, editora Artenova, tradução de Marcelo Corção. Me encantei com a capa e as engraçadas ilustrações de Jean-Jacques Sempé para o texto de René Goscinny, mas estava no penúltimo ano da faculdade, com uma filha de 2 anos, esperando o segundo. Na hora de contar histórias dava preferência aos livros que podiam ser lidos inteiros de uma vez e o 'Pequeno Nicolau' foi ficando na estante. Ano passado foi convertido nessa comédia inocente ambientada nas décadas de 50/60. A música é deliciosa, ótimo o roteiro e o elenco impecável. O diretor quis uma interpretação natural e escolheu crianças sem experiência de palco. Foram mais de 900 testes até chegar ao engraçado grupo selecionado. 'O Pequeno Nicolau' agradou toda a família, incluindo minha caçula, a única que já tinha lido o livro.

O filme foi todo gravado em Paris.


Desenho de Sempé


Diretor: Laurent Tirard
Roteiro: Laurent Tirard & Grégoire Vigneron, Alain Chabat, baseado nos personagens de René Goscinny & Jean-Jacques Sempé
Música: Klaus Badelt
Fotografia: Denis Rouden
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad, Sandrine Kiberlain, François-Xavier Demaison, Michel Duchaussoy, Daniel Prévost, Michel Galabru, Vincent Claude, Charles Vaillant, Victor Carles, Benjamin Averty, Damien Ferdel, Virgile Tirard, Elisa Heusch, Germain Petit Damico, Louise Bourgoin, Nathalie Cerda
Distribuidora: Imovision

sábado, 11 de dezembro de 2010

Diário de um Banana

Diary of a Wimpy Kid *
(2010) 92 min (10 anos)



EUA - Ninguém merece ter um irmão mais velho tão detestável quanto Rodrick Heffley! Mas Gregg não tem como evitá-lo, assim como também precisa enfrentar a assustadora experiência de entrar para o ginásio e ser popular. Não ser alto, bonito e 'descolado' pode levar ao ostracismo. E então ninguém quer sentar ao seu lado na cantina do colégio. No filme 'O Diário de um Banana', a "praga do queijo mofado" simboliza essa atitude de transformar alunos desajeitados em excluídos sociais.

Nas sucessivas tentativas de impressionar os colegas e se sair bem no álbum da escola, nada acontece como Gregg planeja e ele vai se afundando cada vez mais. Enquanto isso, Rowley Jefferson, seu melhor amigo, é um guri autêntico que valoriza os relacionamentos, ainda gosta de brincar como criança e não se envergonha disso. Quem tem mais chance de sucesso?

"Diário de um Banana" flui bem e conta com ótimo elenco. A história é centrada nas crianças e os pais pertencem a um mundo paralelo, com raras intercessões na trajetória dos jovens, a maioria equivocada. Quantas vezes, com a melhor das intenções, os pais metem os pés pelas mãos na educação dos filhos! Os Heffley parece que nem desconfiam de estarem criando um adolescente sádico e um garoto manipulador. Os pais de Rowley Jefferson enxergam um pouco melhor. Felizmente, existem crises de consciência e novas chances! Quem nunca se sentiu fraco e vulnerável atire a primeira pedra.

Robert Capron como Rowley Jefferson

Curiosidade:
* A mãe de Rowley Jefferson é interpretada por Kaye Capron, a mãe verdadeira de Robert Capron. Os dois dançam juntos numa ótima cena.



Diretor: Thor Freudenthal
Roteiro: Jackie Filgo & Jeff Filgo e Gabe Sachs & Jeff Judah, baseado na obra de Jeff Kinney: "Diary of a Wimpy Kid"
Música: Theodore Shapiro
Fotografia: Jack Green
Elenco: Zachary Gordon, Robert Capron, Rachael Harris, Steve Zahn, Devon Bostick, Chloë Grace MoretzKaran Brar, Alex Ferris, Grayson Russell, Laine MacNeil, Andrew McNee, Belita Moreno, Kaye Capron
Distribuidora: Fox Video Brasil

sábado, 4 de dezembro de 2010

Os Fantasmas Contra-Atacam

Scrooged *
(1988) 101 min (Livre)



'Não havia memória de ninguém ter parado alguma vez na rua para lhe dizer carinhosamente: "Meu caro Scrooge, como vai você? Quando vem me visitar?" Nunca um mendigo lhe estendeu a mão pedindo uma esmola; nunca uma criança lhe perguntou que horas eram; nunca uma mulher ou homem se acercou dele para indagar um caminho. Até pareciam conhecê-lo os próprios cães dos ceguinhos; e quando ele se aproximava, puxavam o dono para o vão de uma porta e deixavam a passagem livre, abanando ao mesmo tempo a cauda, como se dissessem: "Antes ser cego do que ter o mau olhar desse homem!" Que importava isso a Scrooge? O que lhe convinha e satisfazia era passar ao lado das multidões evitando-as, deixando as simpatias a respeitável distância.' ('Um Conto de Natal' de Charles Dickens)

EUA - Um Ebenezer Scrooge moderno, Frank Cross é um tirano cínico no mundo das comunicações. Tornou-se o mais jovem chefe de uma companhia de televisão mas não se relaciona com ninguém, não tem amigos, apenas interesses e ambição. Na véspera do Natal, Frank recebe a visita de três espectros divertidos que tentarão fazê-lo reavaliar sua maneira de ser. A fadinha bruta é meu fantasma favorito. Desde então, nas poucas vezes em que reconheci a atriz Carol Kane em algum papel no cinema, não podia deixar de rir, lembrando das lições que aplicou no atormentado executivo.

'Os Fantasmas Contra-Atacam' é mais uma das inúmeras versões do conto de Dickens: "A Christmas Carol". A mensagem otimista combina com esse período natalino. Por piores que sejam nossos erros, sempre é possível recomeçar e ser feliz, quando se abre o coração para o próximo e se decide viver com Amor. Adoro! Mas aguardo ainda uma refilmagem moderna que divirta, toque o coração e se grave na mente para sempre, que se torne um clássico como a obra de Charles Dickens. Será pedir demais?

Curiosidades:

* Os irmãos de Bill Murray (Brian, John e Joel) fazem pontas no filme, assim como Lee Majors, Miles Davis, Robert Goulet e a ginasta olímpica Mary Lou Retton.



Diretor:
Richard Donner
Roteiro: Mitch Glazer, & Michael O'Donoghue, baseado em "Um Conto de Natal" de Charles Dickens
Música: Danny Elfman
Fotografia: Michael Chapman
Elenco: Bill Murray, Karen Allen, Alfre Woodard, David Johansen, Carol Kane, Bobcat Goldthwait, Robert Mitchum, John Forsythe, John Glover
Distribuidora: Paramount

Shirley Valentine

Shirley Valentine *
(1989) 104 min (14 anos)



Inglaterra, Liverpool - Shirley Valentine tornou-se uma aluna rebelde depois de ser menosprezada pela diretora da escola. Engraçada, irreverente, despertava admiração nas colegas de turma. Apaixonada por Joe Bradshaw, casou-se e virou uma dona-de-casa exemplar, totalmente dedicada aos cuidados da família. O tempo passou, o relacionamento com o marido estagnou, os filhos seguiram seu rumo e Shirley se viu falando com as paredes, mais especificamente a da cozinha. Para quem mais se queixar se a vida se resume a fazer bife às quintas-feiras e ovos com batatas-fritas às terças? Depois de um desentendimento com Joe, Shirley aceita o convite da amiga Jane para passar duas semanas na Grécia e deixa lar e marido para trás. Quem sabe ela conseguirá realizar o sonho de assistir o por-do-sol na praia, tomando um cálice de vinho branco?

Shirley Valentine-Bradshaw vive a versão feminina do dilema de 'Shrek Para Sempre'. Sente saudades de si mesma, anseia conhecer o mundo, expandir-se além das quatro paredes do lar. Mas esse não é o sonho de Joe, nem de alguns turistas que ela encontra em Mykonos. Parece que esses viajantes ligam o espírito crítico para avaliar, comparar, julgar e condenar o que desconhecem. Deixam de aprender sobre outras culturas e de aproveitar as belezas que existem em todos os recantos desse vasto mundo.

Durante as férias longe de casa, Shirley se reencontra, aprende a viver com mais prazer e sentido. Na Inglaterra, Joe também realiza uma viagem interior, em busca dos verdadeiros sentimentos por sua mulher. Essa é uma comédia divertida, que alerta sobre os perigos de se deixar a rotina dominar a vida e, sobretudo, o risco de se permitir que a má vontade envenene um relacionamento. Revendo agora, achei o ritmo um pouco mais lento do que eu me lembrava. A comédia nota 10 na década de 90, para mim virou 8,5 em 2010. Mas minha filha adolescente assistiu até o fim.

Curiosidades:
* O filme foi rodado na ilha de Mykonos e Londres. A cena em que a limosine passa por uma poça e ensopa Shirley foi gravada em Bloomsbury Street, em frente ao Marlborough Hotel.

* A atriz Pauline Collins também interpretou Shirley no palco, sendo premiada com o Tony, Lawrence Olivier e Drama Desk. Ganhou o BAFTA de Melhor Atriz pelo papel no filme.



Diretor: Lewis Gilbert
Roteiro: Willy Russell
Música: Willy Russell
Fotografia: Alan Hume
Elenco: Pauline Collins, Tom Conti, Alison Steadman, Bernard Hill, Julia McKenzie, Tracie Bennett, Joanna Lumley, Sylvia Sims, George Costigan, Anna Keaveney, Gillian Kearney (Shirley jovem)
Distribuidora: Paramount

Shrek Para Sempre

Shrek Forever After * *
(2010) 93 min (Livre)



Shrek realizou todos os seus sonhos. Por que não se sente feliz? O ogro casou-se com Fiona, o amor da sua vida, tem 3 filhos que o adoram, muitos amigos, mora num espaçoso tronco próprio no meio da floresta, mas ainda assim os dias parecem todos iguais e ele está insatisfeito. Shrek vive uma crise de meia idade e sente falta de uma época em que era temido, um ogro de verdade, quando se divertia o tempo inteiro, fazendo o que queria sem se importar com os outros.

Serão nossas lembranças sempre acuradas? Cuidado com o que você sonha, pois seus desejos podem se realizar, sobretudo se quem te ajuda chama-se Rumpelstiltskin! Aliado das bruxas e fiel apenas às próprias ambições, o mágico realizador de desejos faz um pacto com Shrek: viver um dia como um ogro de verdade em troca de um dia do qual nem se lembra. Shrek assina o contrato e terá que lidar com as consequências.



É comum as continuações de campeões de bilheteria decepcionarem. Não é o caso de 'Shrek Para Sempre', que traz "tiradas de humor formidáveis, especialmente as protagonizadas pelo Burro e pelo Gato de Botas (genialmente dublado por Antonio Banderas), assim como muita ação e temas musicais modernos, perfeitamente escolhidos, incluindo os graciosíssimos bailes provocados pelo feitiço do flautista de Hammelin. (...) é uma aventura simples e heróica, cheia de perigos e humor, e cujo ponto forte é o coração puro do herói, capaz de sacrificar a vida por aqueles que ama." (Decine21) Sabedoria desejável é distinguir onde mora a verdadeira felicidade.


Diretor: Mike Mitchell
Roteiro: Josh Klausner, Darren Lemke
Música: Harry Gregson-Williams
Fotografia: Yong Duk Jhun
Vozes: Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Antonio Banderas, Julie Andrews, John Cleese, Walt Dohrn, Craig Robinson, Cody Cameron, Conrad Vernon, Chris Miller, Mike Mitchell, Jon Hamm
Distribuidora: Dreamworks

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner