Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Gattaca - uma Experiencia Genética

Gattaca * * *
(1997) 106 min

Diretor: Andrew Niccol
Roteiro: Andrew Niccol
Música: Michael Nyman
Fotografia: Slawomir Idziak
Elenco: Ethan Hawke, Jude Law, Uma Thurman, Gore Vidal, Alan Arkin

A Corporação Gattaca é uma empresa aero-espacial do futuro. Nesta época, os gens dos bebês são examinados ao nascer, para estabelecer seu lugar na sociedade. A discriminação dos gens substitui a religiosa, de raça ou gênero. Vincent é um dos últimos bebês gerados naturalmente ("child of God"). Míope, e portador de um problema cardíaco, espera-se que morra aos 30 anos.  Só lhe caberão empregos que não exijam grandes investimentos.  Seu sonho, de tornar-se astronauta e viajar para Saturno, é impossível. Diante da discriminação sofrida pelo primeiro filho, seus pais decidem que o segundo seja concebido de acordo com as técnicas de manipulação genética, para eliminar as doenças e defeitos congênitos da população humana.

Tudo estaria "perfeito", no "melhor dos mundos", não fosse o imponderável. Acidentes acontecem. Quando ocorrem, quem está mais preparado para lidar com isso? O desejo de superação do espírito humano viceja diante da adversidade. Quanto maior o obstáculo, maior a força.  Sabendo-se em desvantagem, Vincent não mede esforços para alcançar seu objetivo, ainda que precise ludibriar a vigilância da corporação, intensificada por uma investigação de assassinato. Com a ajuda de Jerome, paralítico por acidente, ele se passa por "válido", a quem é permitida a escolha de carreira.

Este filme dá o que pensar. Nossas "diferenças" individuais são uma vantagem ou um problema? Essa ânsia de perfeição física e saúde do corpo suplantou a busca do aperfeiçoamento do espírito. A ciência deve avançar com humildade, considerando a bioética, sempre. Colocar o desejo de lucros imediatos dos laboratórios na frente da prudência pode ameaçar o verdadeiro bem estar humano.

Entre as cenas deletadas está o FINAL original. Frases deslizam frente a um céu estrelado: "Em alguns anos, os cientistas irão concluir o Projeto do Genoma Humano, o mapeamento de todos os genes que compõem um ser humano. Nós evoluímos a tal ponto que podemos direcionar a nossa evolução. Se tivéssemos esse conhecimento antes, as seguintes pessoas nunca teriam nascido:

Abraham Lincoln - síndrome de Marfan
Emily Dickinson - Psicose maníaco-Depressiva
Van Gogh - Epilepsia
Albert Einstein - Dislexia
John Fitzgerald Kennedy - doença de Addison
Rita Hayworth - mal de Alzheimer
Ray Charles - Glaucoma
Stephen Hawking - Esclerose Lateral Amiotrófica
Jackie J. Kersee - Asma
Claro, outro nascimento que não teria ocorrido é o SEU."

Curiosidades:
* O nome "Gattaca" é composto das letras usadas para nomear os 4 diferentes nucleotídeos do DNA: guanina, adenina, tiamina, citosina.
* Os anúncios públicos no prédio da Corporação Gattaca são feitos em esperanto, uma língua artificialmente criada no século XIX.
* O personagem vivido por Jude Law pede para ser chamado por seu nome do meio, Eugene (Eugênio, em português). Eugene vem do grego e significa “bem nascido”. Eugenia (a ciência de melhorar as qualidades hereditárias de uma raça ou geração) é o tema central do filme.
* A música interpretada pelo pianista de 6 dedos é baseada em Impromptu in G Flat Major, Op. 90, No. 3 de Franz Schubert. Contudo os criadores fizeram um belo trabalho, incorporando harmonias e notas adicionais, para que só pudesse ser tocada com 12 dedos, como o personagem de Uma Thurman observa.
* O exterior e interior do prédio de Gattaca é, na verdade, o Marin County Civic Center, em San Rafael, California. Foi desenhado pelo famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright, em 1957.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner